FUGA

Fuga do Afeganistão: Como um avião da Força Aérea dos EUA para 134 pessoas conseguiu voar com 823? É seguro?

Em um dos momentos mais críticos, um avião cargueiro C-17 Globemaster da Força Aérea dos Estados Unidos decolou com 823 pessoas a bordo, embora sua capacidade de transporte fosse de apenas 134 passageiros

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 24/08/2021 às 18:35 | Atualizado em 02/04/2022 às 15:28
Suboficial Peter D. Blair/Departamento de Defesa dos EUA.
FOTO: Suboficial Peter D. Blair/Departamento de Defesa dos EUA.

Com informações do UOL.

Vários acontecimentos na capital do Afeganistão, quando o Talibã invadiu a cidade de Cabul, tem chocado o mundo.

Desde a última semana quando o Talibã retomou o poder no país, milhares de pessoas tentam desesperadamente deixar a região com medo do ditadura do grupo extremista vista entre os anos de 1996 e 2021, período em que estiveram no comando do governo.

Diante disso, os sites da TV Jornal e Rádio Jornal mostram o resumo sobre o que está acontecendo no Afeganistão, uma das nações mais conflituosas do mundo, em mais um dia de domínio do grupo extremista.

Segundo informações do UOL, em um dos momentos mais críticos, ocorrido no dia 15 de agosto, um avião cargueiro C-17 Globemaster da Força Aérea dos Estados Unidos decolou com 823 pessoas a bordo, embora sua capacidade de transporte fosse de apenas 134 passageiros.

Você deve se perguntar: Mas como foi possível transportar seis vezes o limite de pessoas determinado pelo fabricante do avião? Houve algum risco para a aeronave e para os passageiros a bordo na missão humanitária?

Em entrevista ao UOL, o professor do curso de engenharia aeroespacial da UFABC (Universidade Federal do ABC), Annibal Hetem, afirmou que esse transporte acima da capacidade nominal de passageiros não ofereceu risco para a operação.

Isso se deve, principalmente, ao fato de que o avião utilizado suporta o peso do número elevado de pessoas sem nenhum problema.

Foi divulgado pelo Comando de Mobilidade Aérea dos EUA, inicialmente, que haviam sido transportadas 640 pessoas. Essa contagem inicial não levava em consideração as crianças, e o órgão corrigiu a informação posteriormente, elevando esse número para 843 pessoas.

De acordo com a Boeing, fabricante do C-17, o modelo é capaz de transportar até 74,8 toneladas de carga. Considerando o peso médio de uma pessoa como 80 kg, a somatória de todos a bordo não teria chegado a 66 toneladas, ou seja, ainda haveria capacidade para mais nove toneladas.

>>O que está acontecendo no Afeganistão hoje: veja as últimas notícias sobre o domínio do Talibã no país

CORRECTION: A @usairforce C-17 Globemaster III safely transported 823 Afghan citizens from Hamid Karzai International Airport Aug. 15, 2021. This is a record for this aircraft.
The initial count of 640 inadvertently included only adults. 183 children were also aboard. https://t.co/DL6wP8WTQV

— Air Mobility Command (@AirMobilityCmd) August 20, 2021

 

 

Mas é seguro?

Questionado sobre a segurança no voo, mesmo ultrapassando a sua capacidade de transporte, o professor do curso de engenharia aeroespacial da UFABC (Universidade Federal do ABC), Annibal Hetem, disse que o voo é seguro, mas não significa que seja confortável.

As pessoas tiveram de se sentar no chão do avião, diferentemente da configuração padrão para transporte de pessoas. Quando carrega tropas ou outros passageiros, o C-17 pode ser padronizado para levar 54 pessoas em assentos na lateral do avião e mais 80 em paletes que vão no centro da aeronave.

Ainda segundo Hetem, em situações como a da última semana, são colocadas fitas de um lado ao outro na parte interna do avião, onde as pessoas podem se segurar e se apoiar.

O C-17 Globemaster

O C-17 é um cargueiro de alta capacidade que começou a operar em 1993, e pode decolar levando até 74,8 toneladas. Ele tem uma envergadura (distância de ponta a ponta da asa) de 51,7 metros, uma altura de 16,8 m e 53 metros de comprimento.

Seu peso máximo de decolagem é de 265 toneladas, incluindo a carga, o peso do corpo do avião e do combustível. O valor unitário dele é de cerca de US$ 341,8 milhões (R$ 1,8 bilhão), em valores corrigidos.

Atualmente, existem cerca de 275 desses quadrimotores voando pela Força Aérea dos Estados Unidos ou em países aliados. A expectativa é que o modelo continue em operação até o ano de 2070.

Seu compartimento de carga tem 26 metros de comprimento, 5,48 m de largura e até 4,11 metros de altura. Com isso, ele é capaz de transportar tanques de guerra, dois helicópteros militares ou três veículos de combate.

Para decolar, o cargueiro precisa de apenas 2.359 metros de pista. Já o pouso pode ser feito em apenas 914 metros ou menos, em pistas com ou sem pavimentação.

>>Geógrafo detalha situação do Afeganistão hoje e objetivo do Talibã: ''busca reconhecimento internacional''

Recorde

Até o momento, o total de pessoas a bordo do C-17 vem sendo considerado um recorde para o modelo, mas não para um voo em si. O recorde de mais pessoas transportadas a bordo de um avião pertence a um Boeing 747 da companhia aérea israelense El Al.

Como está o Afeganistão hoje?

Desde o dia 15 de agosto, quando o Talibã invadiu a cidade de Cabul, capital do Afeganistão, e retomou o poder no país, milhares de pessoas tentam desesperadamente deixar a região com medo do ditadura do grupo extremista vista entre os anos de 1996 e 2021, período em que estiveram no comando do governo.

Retirada

O Pentágono informou que cerca de 16 mil pessoas foram retiradas nas últimas 24 horas do Afeganistão. Elas deixaram o país através do aeroporto de Cabul, que não está sob controle do Talibã. O prazo dado pelo grupo extremista para a saída da população vai até o dia 31 de agosto.

Das 16.000 pessoas retiradas neste período, 11 mil foram retiradas por meio das operações de transporte aéreo do Exército dos Estados Unidos, informou o general Hank Taylor, do Estado-maior americano.

Ameaça?

Após os Estados Unidos considerar aumentar o prazo de retirada das pessoas ao Afeganistão, devido a situação caótica, o Talibã fez uma advertência ao país norte-americano e aliados ao afirmar que eles vão se expor à "consequências", caso a data de saída do país do Oriente-Médio seja adiada.

"Se Estados Unidos, ou Reino Unido, solicitarem mais tempo para continuar com as retiradas, a resposta é não. Ou haverá consequências", declarou Suhail Shaheen, porta-voz talibã, ao canal britânico Sky News.

Província não dominada

O Talibã anunciou que o Vale de Panjshir, a única das 34 províncias do Afeganistão que ainda resiste à tomada de poder do grupo extremista, está cercada, além de afirmarem que os distritos retomados de Bano, Deh Saleh e Pul e-Hesar, na província de Baghlan, que faz divisa com o Panjshir, tiveram o controle retomado, após terem sido dominados por milícias locais na semana passada, como um sinal de resistência.

A capital de Panjshir é Bazarak, que fica a apenas 120 km a nordeste da capital afegã (a cerca de duas horas de carro a nordeste da capital Cabul).

Na região, estão os dois líderes que se levantaram contra o Talibã: Ahmad Massoud, filho de 32 anos do lendário comandante Massoud, e Amrullah Saleh, primeiro vice-presidente afegão que diz ser o "legítimo presidente interino" do Afeganistão.