Programa transforma cultura popular em histórias infantis

O podcast Brinquedos Populares transforma personagens da cultura popular da Zona da Mata de Pernambuco em contos para crianças
Amanda Remígio
Publicado em 11/03/2022 às 11:41
Produtores culturais lançam podcast infantil sobre a cultura popular da Zona da Mata de Pernambuco Foto: Salatiel Cicero


As manifestações da cultura popular da região da Zona da Mata de Pernambuco chegam ao mundo das produções sonoras para serem repassadas às novas gerações. Como? O podcast Brinquedos Populares, novidade dedicada especialmente para as crianças, retrata de maneira lúdica em seus oito episódios, curiosidades e histórias sobre os ritmos de tradição popular. Cada programa aborda uma cidade da região do interior de Pernambuco e uma história diferente.


A novidade, idealizada pelo produtor cultural e coordenador do projeto, Salatiel Cícero, documenta as memórias das brincadeiras dos terreiros dos antigos engenhos de cana-de-açúcar, como o Maracatu Rural, Coco de Roda, Cavalo-Marinho e Ciranda, expressões consideradas Patrimônios Culturais do Brasil.
“Queremos universalizar cada conteúdo abordado nos episódios. Estamos trabalhando em articulação com professores, bibliotecas, emissoras públicas de rádio, para que possam fazer esse conteúdo chegar mais perto do público”, comentou Salatiel Cícero. “ Precisamos garantir o respeito à valorização da diversidade e salvaguarda do patrimônio cultural. E isso, sem sombra de dúvidas, passa pela e educação infantil e ensino fundamental, onde está inserido o público-alvo do projeto. " relatou o coordenador.


Tradições
O Podcast Brinquedos Populares faz uma viagem pelas tradições das cidades da região canavieira, um dos territórios mais pobres de Pernambuco. A cada município visitado nos episódios são relatadas novas descobertas sobre histórias, costumes e tradições que nasceram nos antigos terreiros dos engenhos de cana-de-açúcar, em comunidades de povos escravizados e indígenas.
Os pequenos ouvintes vão conhecer contos como o do Fandango, descobrir a origens dos Mamulengos e aprofundar o contato com a cultura local. Salatiel Cícero, espera que o podcast Brinquedos Populares seja usado como um instrumento de educação para pais, escolas, universidades e pesquisadores sobre o tema.
“Fizemos um trabalho de curadoria para saber quais manifestações culturais da nossa região despertam curiosidades nas crianças. Depois disso, demos início à etapa de pesquisa e entrevistas”, explicou uma das produtoras do projeto, Josi Marinho. “O Desafio foi transformar a manifestações em contação de histórias infantis. Vale destacar que algumas delas são desconhecidas pela maioria do público”.


Para os curiosos, o quarto episódio da série já está disponível em todas as plataformas de streaming como Spotify, Deezer, Apple Podcast, e Youtube. As atualizações acontecem durante todo o mês de março, sempre às quartas e sábados depois das 14h.

Programação
No site do podcast também é possível ouvir os episódios e saber mais sobre o projeto. 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory