Importância do voto

TRE-PE destaca "eleição histórica" e importância de votar

"A democracia não é uma conquista irreversível", ressaltou o procurador regional eleitoral, Wellington Cabral Saraiva, sobre as eleições

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 15/11/2020 às 10:34
Giovanna Torreão / TV Jornal
FOTO: Giovanna Torreão / TV Jornal

Neste domingo (15), às 7h, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou a sessão de abertura da eleição no Estado. Na sessão, é oficializado o início da votação. O procurador regional eleitoral, Wellington Cabral Saraiva, destacou o momento histórico marcado pela eleição durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

>> TRE-PE destaca "eleição histórica" e importância do voto da população neste domingo

"Nós estamos vivendo uma eleição histórica. O Brasil nunca teve uma eleição nessas condições, nos últimos 100 anos. É importante transmitir à população que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral estão unidos nesse esforço institucional para que as eleições possam transcorrer dentro da legalidade", disse Wellington Cabral Saraiva.

>> Eleições 2020: Não vai poder votar? Veja como justificar

>> Votação começa com boa presença de eleitores no horário prioritário em Pernambuco

>> Eleição 2020: veja o que levar e o que não levar para a votação

>> Eleições 2020: saiba o que pode e o que não pode no dia da votação

>> Votação no domingo para prefeitos e vereadores deve ser rápida e fácil

>> Saiba o que pode e o que não pode fazer na reta final das eleições

>> Confira o que abre e fecha no domingo de eleições e feriado da Proclamação da República em Caruaru

Democracia e direitos

O procurador geral eleitoral também falou sobre a importância do exercícios da democracia para a manutenção dos direitos da população.

"A democracia não é uma conquista irreversível. Ela é um bem que precisa ser cuidado permanentemente. E as eleições é um momento muito importante para que nós pudéssemos votar de maneira livre muito esforço foi feito nas últimas décadas. Nem sempre a democracia esteve assegurada e o voto livre e soberano das eleitoras e eleitores esteve assegurado. Nós precisamos honrar esse legado histórico e precisamos mantê-lo em defesa de todos nós. A democracia é uma conquista de todos nós", disse Wellington Cabral Saraiva.

Ele falou também sobre a perspectiva econômica e institucional dos próximos anos e o papel dos prefeitos e vereados, nesse processo.

"Nós viveremos os próximos anos de muita dificuldade institucional e econômica. A situação fiscal do Brasil é muito delicada. O papel dos prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras será fundamental. Precisarão tomar decisões nos próximos quatro anos que vão afetar diretamente a vida de todos nós. A política afeta diretamente nossa vida e hoje é o dia de a população exercer soberanamente o direito de escolha os mais capacitados e honestos", finalizou.

>> Por conta da covid-19, eleitores vão precisar seguir protocolos de segurança na hora da votação

>> Saiba o que abre e fecha neste domingo de eleições e feriado da Proclamação da República

>> Confira o esquema de ônibus e metrô para as eleições municipais no Grande Recife