Pandemia

COVID-19: Pernambuco ultrapassa marca de 12 mil mortes e tem 344.177 casos confirmados

O Estado de Pernambuco segue em quarentena até o dia 31 de março e terá uma novas medidas contra a covid-19 em abril

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 28/03/2021 às 18:15 | Atualizado em 03/10/2022 às 10:29
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

A secretaria estadual de saúde (SES-PE) confirmou 31 mortes por Covid-19 em Pernambuco. Com isso, o Estado ultrapassa a marca de 12 mil falecimentos pela doença.

Os números atualizados da covid-19, neste domingo, confirmou 771 novos casos, totalizando 344.177 mil pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

Dentre os novos casos confirmados, 146 (19%) são de síndrome respiratória aguda grave e 625 (81%) são casos leves.

Já os 31 óbitos ocorreram entre os dias 18 de janeiro e 27 de março deste ano. Agora, o Estado totaliza 12.006 mortes pela doença. 

Os pacientes, de acordo com o boletim epidemiológico da SES-PE, tinham idades entre 30 e 100 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (3), 40 a 49 (3), 50 a 59 (5), 60 a 69 (5), 70 a 79 (7) e 80 ou mais (8).

Do total, 24 tinham doenças pré-existentes: doença cardiovascular (11), diabetes (10), hipertensão (3), obesidade (3), tabagismo (3), doença renal (2), doença neurológica (1).

Um deles tinha doença respiratória e um outro tinha etilismo (quando um paciente pode ter mais de uma comorbidade). Os demais seguem em investigação.

O boletim também informou um total de 291.403 pacientes recuperados da doença. Destes, 20.802 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 270.601 eram casos leves.

Apelo do secretário de saúde

O secretário estadual de saúde, André Longo, endureceu o tom de voz durante a coletiva online e fez duras críticas ao comportamento geral da população diante das medidas restritivas contra a covid-19.

Vale lembrar que, na última quarta-feira (24), o Estado registrou o recorde diário de infectados pelo novo coronavírus, com mais de 2,7 mil casos.

>> Entenda a diferença entre quarentena, lockdown e isolamento para não confundir o atual decreto em PE

O secretário estadual de saúde, André Longo, se pronunciou sobre a situação da pandemia em Pernambuco. Ele disse:

"É de uma tamanha irresponsabilidade, com o momento em que estamos vivendo, conviver com alguma pessoa sem a utilização correta da máscara em todas as atividades que exigem que tenhamos que sair de casa".

"Isso é regra básica de convivência. Muda o curso da pandemia. Por favor, atendam ao apelo das autoridades sanitárias. Precisamos de um comportamento mais adequado para mudar essa realidade", completou.

O início da Covid-19 no Brasil

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

>> Saiba como será o funcionamento do comércio, em igrejas e praias de PE após extensão da quarentena

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.