Alerta

Secretaria de saúde investiga caso suspeito de coronavírus no Recife

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil foi confirmado nessa terça-feira (25),

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 26/02/2020 às 7:30
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

Foi registrado o primeiro caso suspeito do novo coronavírus, em Pernambuco. A paciente, de 51 anos, está internada no Hospital Oswaldo Cruz, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, referência em doenças epidemiológicas. Ela desembarcou na tarde dessa terça-feira (25), no Recife, vinda de Milão, na Itália.

A paciente desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife, de um voo vindo da cidade de Guarulhos, em São Paulo. Ela teria feito conexão na cidade paulista, vinda de Milão, na Itália, região que registrou 11 casos confirmados de mortes por corona vírus, nas últimas semanas, e 320 outros estão sendo investigados.

>>>Número de casos suspeitos de coronavírus cresce em Pernambuco<<<

>> SES-PE confirma chegada de primeiro caso suspeito de coronavírus em PE

>> Brasil amplia lista de países para definir suspeitos de coronavírus

>> Cai para três número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Socorro

A mulher teria se sentido mal durante o voo. Ela foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apresentando um quadro de dor e febre. Segundo a equipe médica, estão sendo seguidos protocolos de tratamento. Ela está sendo medicada para febre, a alimentação está sendo controlada, mas já não está com acesso venoso. E também já foram realizados exames para influenza, além do corona vírus.

Risco

Segundo o chefe do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do Estado, George Dimech, o desembarque e a condução da passageira, até a unidade de saúde, não ofereçam riscos a outros passageiros.

Histórico de contaminação

Os primeiros casos foram registrados na China, mas novos pacientes foram diagnosticados na Espanha, França, Suíça e Itália. No Brasil, 55 casos suspeitos foram descartados, nos últimos dois meses. Em São Paulo quatro casos estão sendo investigados e, agora, um em Pernambuco.

O prazo para sair o resultado dos exames é de 72 horas. Enquanto isso, a paciente permanece no isolamento.

O voo

Em nota, a companhia aérea Azul confirmou que a paciente desembarcou no Recife e foi encaminhada para o serviço médico, com sintomas da doença provocada pelo coronavírus. Os outros passageiros que estavam no voo foram avaliados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, todos os passageiros foram cadastrados e, se os testes da paciente com suspeita de contaminação apresentarem resultado positivo para infecção por coronavírus, todos que estavam no mesmo voo serão chamados parar passar por novos exames. A Secretaria de Saúde do Recife informou que também está acompanhando o caso.

1º caso no Brasil

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil foi confirmado nessa terça-feira (25), pelo Ministério da Saúde, em São Paulo. É um homem, de 61 anos. O resultado de um novo teste vai ser divulgado na tarde desta quarta-feira (26).