Alerta

Secretaria Estadual de Saúde confirma morte por sarampo e identifica mais casos em Pernambuco

De acordo com a SES, 395 suspeitas da doença foram notificadas

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 02/09/2019 às 16:46
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
FOTO: Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta segunda-feira (02), a morte por sarampo de um bebê de sete meses, no município de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. Ainda de acordo com o órgão, o número de pessoas com a doença subiu para 13 e que, até a última sexta-feira (30), 395 casos suspeitos foram notificados, no qual 86 foram descartados e 296 estão em investigação.

Do total de casos confirmados, três pessoas são moradoras do Recife, três de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, uma de Frei Miguelinho, também no Agreste, uma de Santa Cruz do Capibaribe e cinco de Taquaritinga do Norte (incluindo o bebê de sete meses). Ambos os municípios localizados também no Agreste do Estado. Entre os casos de Taquaritinga do Norte, foi confirmado o óbito de uma criança de sete meses.

Casos suspeitos de Sarampo

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) alerta que todo paciente que apresentar febre e exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal (manchas avermelhadas que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo), acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, ou todo indivíduo suspeito com história de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral no Brasil, deve procurar um posto de saúde mais próximo.

Imunização

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios. A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema:
Crianças entre 6 meses e 11 meses devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses.
Indivíduos de 1 ano a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral
Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral
Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.