Grande Recife prorroga validade da carteira de estudante 2019 por causa do coronavírus

Os estudantes têm novo prazo para emitir a versão de 2020
Suzyanne Freitas
Publicado em 29/04/2020 às 16:25
A carteira de estudante tem validade até o dia 31 de março de 2020 Foto: Reprodução


O Grande Recife prorrogou a validade da Carteira de Estudante 2019, devido a paralisação de vários serviços em Pernambuco por conta da pandemia do novo coronavírus. Com a mudança, os alunos de escolas públicas e privadas tem até o dia 30 de junho para emitir a versão 2020. O documento é destinado a estudantes do nível infantil, fundamental, médio e técnico profissionalizante, além de alunos matriculados em curso pré-vestibular.

Como solicitar a versão de 2020?

Para solicitar a Carteira de Estudante 2020, o processo é online. O aluno deve acessar ao site do Grande Recife, clicar no link Carteira de Estudante e em seguida escolher a área de Acesso para o Estudante". Lá, você informa o nome completo e a data de nascimento do aluno. Depois disso basta checar as informações, emitir e pagar o boleto de R$ 13,50, na Caixa Econômica Federal através de agências lotéricas, internet, autoatendimento ou correspondente Caixa Aqui. Se houver a necessidade de modificar algum dado, o aluno deverá fazer contato com sua respectiva instituição de ensino antes de gerar o boleto.

Caso o estudante não esteja previamente cadastrado no sistema, ele poderá fazer a inserção dos dados no site e solicitar a confirmação da escola ou curso. Após estar de posse da Carteira de Estudante, o aluno pode baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), nos sistemas operacionais Android e IOS. O aplicativo é capaz de realizar a leitura do QR Code da carteirinha física e validar os dados, a partir disso você poderá acessar o documento pelo celular.

Direito

Com a Carteira de Estudante o aluno tem o direito de utilizar meia passagem, através do Vem Estudantil. O pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos também está previsto.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, o aluno pode entrar em contato com o Grande Recife através dos números 3182-5800 e 0800 081 0158 referentes a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade e a Central de Atendimento ao Cliente, respectivamente. O contato também pode ser feito através do WhatsApp 99488.3999, exclusivo para reclamações.

Coronavírus em Pernambuco

A Secretária Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 470 novos casos de coronavírus, nas últimas 24 horas, atingindo o número de 6.194 pessoas infectadas pela doença (4.045 casos graves e 2.149 casos leves). Além disso, foram confirmados laboratorialmente 30 novos óbitos, totalizando 538 mortes por causa covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory