
Nessa quinta-feira (18), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, informou que o prazo para para solicitar o auxílio de R$ 600 dado pelo Governo Federal será encerrado no próximo dia 2 de julho. Antes, o último dia para fazer o pedido do dinheiro sera em 3 de julho, porém, o presidente reforçou que a data correta é 2 de julho.
O término do prazo não afeta o direito de quem já fez o pedido, mas ainda não recebeu o benefício.
>Auxílio emergencial: novo lote da 1º parcela encerra; veja datas de saque
>>Confira quem recebe auxílio emergencial nesta sexta-feira (19)
- Auxílio emergencial: Cerca de 2,7 milhões de pessoas estão em análise
- Confira quem recebe auxílio emergencial nesta sexta-feira (19)
- Teve o auxílio emergencial negado? Defensoria Pública poderá ajudar
- Auxílio emergencial: novo lote da 1º parcela encerra; veja datas de saque
- Confira quem recebe auxílio emergencial nesta quinta-feira (18)
Prorrogação
O governo de Jair Bolsonaro está discutindo a prorrogação do auxílio por mais dois meses, totalizando assim cinco parcelas do benefício, mas com redução de valor.
Contudo, a Caixa informou que só poderia dizer que haverá ou não extensão do prazo para a população pedir a ajuda emergencial se uma nova lei for publicada.
Quem pode fazer o pedido do auxílio?
Trabalhadores informais, contribuintes individuais da Previdência Social, desempregados e os MEIs (Microempreendedor Individual) podem fazer a solicitação do auxílio no site ou aplicativo da Caixa (disponível para sistema iOS e Android).
Bolsa Família
Confira o calendário de pagamento do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família:
- NIS terminado em 3 - 19 de junho
- NIS terminado em 4 - 22 de junho
- NIS terminado em 5 - 23 de junho
- NIS terminado em 6 - 24 de junho
- NIS terminado em 7 - 25 de junho
- NIS terminado em 8 - 26 de junho
- NIS terminado em 9 - 29 de junho
- NIS terminado em 0 - 30 de junho
Saque da 1º parcela para inscritos no app
A Caixa Econômica Federal terminou, na quarta-feira (17), o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial do Governo Federal para cerca de 4,9 milhões de beneficiários, aprovados recentemente, que receberam R$ 3,2 bilhões.
Os beneficiários que optarem por sacar o benefício em espécie deverão seguir o calendário escalonado por mês de aniversário. Nas datas indicadas, eventual saldo existente será transferido automaticamente para a conta que o beneficiário indicou, sendo poupança da CAIXA ou conta em outro banco.
Os beneficiários podem consultar se o cadastro foi aprovado pelos canais oficiais da CAIXA: site auxilio.caixa.gov.br e aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial.
- 06/07 - 0,4 milhões (nascidos em janeiro)
- 07/07 - 0,4 milhões - (nascidos em fevereiro)
- 08/07 - 0,4 milhões - (nascidos em março)
- 09/07 - 0,4 milhões - (nascidos em abril)
- 10/07 - 0,4 milhões - (nascidos em maio)
- 11/07 - 0,4 milhões - (nascidos em junho)
- 13/07 - 0,4 milhões - (nascidos em julho)
- 14/07 - 0,4 milhões - (nascidos em agosto)
- 15/07 - 0,4 milhões - (nascidos em setembro)
- 16/07 - 0,4 milhões - (nascidos em outubro)
- 17/07 - 0,4 milhões - (nascidos em novembro)
- 18/07 - 0,5 milhões - (nascidos em dezembro)
Atendimento digital
A prioridade da Caixa Econômica ainda é manter o atendimento digital. Dessa forma, o banco reforça a orientação de que os recursos do auxílio sejam movimentados por meio do aplicativo CAIXA Tem.
O beneficiário que recebe pela Poupança Social Digital pode emitir o cartão de débito virtual para compras pela internet em sites e aplicativos que aceitam débito. A emissão do cartão é gratuita e a compra é debitada diretamente da conta, sem precisar sair de casa.
Para gerar o cartão, basta acessar o App e selecionar a opção Cartão de Débito Virtual, logo na tela inicial e seguir os passos. O aplicativo envia a imagem do cartão com os dados para o usuário utilizar na internet.
Para usar o Cartão de Débito Virtual basta informar os dados disponibilizados pelo App nos sites e aplicativos que aceitam débito. As compras são seguras porque para cada transação é gerado um código de segurança, enquanto nos cartões normais o número é sempre o mesmo. Para as compras recorrentes, o número é salvo e não é preciso gerar um código a cada compra.
Como pagar nas maquinhas com QR Code
Além da possibilidade de uso do cartão de débito virtual, que já estava disponível para compras online, o aplicativo agora oferece a opção “pague na maquininha”, nova forma de pagamento digital que pode ser utilizada nos estabelecimentos físicos habilitados.
A nova funcionalidade do CAIXA Tem é por leitura de QR Code gerado pelas “maquininhas” dos estabelecimentos e que pode ser facilmente escaneado pela maioria dos telefones celulares equipados com câmera.
Quando o cliente seleciona a opção “Pague na maquininha”, no aplicativo CAIXA Tem, automaticamente a câmera do celular é aberta. O usuário deve então apontar o celular para leitura do QR Code gerado na “maquininha” do estabelecimento.