
Uma pessoa morreu com suspeita do novo coronavírus em um navio de carga de bandeira vietnamita que atracou Porto de Suape. A embarcação, que vinha de Fortaleza-CE, foi autorizada a ancorar na última segunda-feira (17) e, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), passou por inspeção de equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é responsável pelas atividades de controle sanitário em portos e aeroportos.
- Apesar da lei, população segue sem usar máscara contra coronavírus em Pernambuco
- Coronavírus: Estudo confirma eficácia da vacina na fase 2 dos testes clínicos
- Presença do coronavírus no ar é comprovada e reforça necessidade de ventilação
- Após China detectar coronavírus em frango importado do Brasil, infectologista faz alerta sobre alimentos
- Imunidade contra o coronavírus? Vacina da Rússia pronta? Médica faz alertas
Ainda de acordo com a SES-PE, a amostra biológica da vítima foi coletada, enviada para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) e aguarda processamento. Além disso, a secretária informou que os outros demais colaboradores do navio também tiveram amostras coletadas e todos negativos para o novo coronavírus.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).