
A partir desta terça-feira (21), o drive-thru do Centro de Convenções, em Olinda, fica disponível para testes contra o novo coronavírus. De acordo com o Governo de Pernambuco, o acesso é pela Avenida Professor Andrade Bezerra e a estrutura fica aberto à população todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, das 8h às 17h. O público considerado prioritário (crianças e idosos) pode fazer o exame sem precisar sair do veículo.
>>>>Coronavírus: Pernambuco prorroga estado de calamidade por mais 180 dias devido à pandemia
>>Casos de coronavírus devem aumentar em ''quatro e cinco semanas'' após 07 de setembro, afirma infectologista
- Secretário de Saúde nega que volta às aulas presenciais esteja relacionada com síndrome rara associada ao coronavírus
- Coronavírus: Pernambuco abre novos leitos de UTI para crianças e adolescentes
- Qual máscara usar? Todas protegem do coronavírus? Tire dúvidas
- Pesquisa da NTU defende que não há relação entre uso de ônibus com aumento de casos do novo coronavírus
“Essa nova frente de atendimento é mais uma forma de auxiliar as pessoas que estão com suspeita da infecção pela Covid-19 e que precisam ser testadas de forma prática e rápida. É muito útil para quem tem dificuldade de locomoção ou fragilidade de saúde”, pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Quem pode fazer o teste contra o coronavírus?
Podem participar do teste contra o coronavírus pessoas com sintomas sugestivos da doença – sejam quadros leves ou graves – além daquelas que tiveram contato domiciliar com casos confirmados do novo coronavírus, independentemente de estar apresentando sintomas. Os atendimentos serão feitos por demanda espontânea.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.