SAúDE

Coronavírus: Pernambuco abre novos leitos de UTI para crianças e adolescentes

De acordo com o Governo de Pernambuco, 40 novos leitos serão disponibilizados para atendimento

Coronavírus: Pernambuco abre novos leitos de UTI para crianças e adolescentes

Novos leitos estão sendo disponíveis para crianças e adolescentes - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Secretária Estadual de Saúde (SES-PE) informou que vai abrir 40 novos leitos para tratamento de crianças com sintomas respiratórios. De acordo com a SES-PE, a partir desta quinta-feira (17), dez leitos de UTI ficam disponíveis na maternidade Brites de Albuquerque), em Olinda, e outros dez leitos de enfermaria na sexta-feira (18). Além disso, até o final de setembro, mais 20 leitos (sendo dez de enfermaria e dez de UTI) estarão habilitados para crianças com sintomas gripais.

“Diante da necessidade de reforçar a assistência ao público pediátrico, os leitos, antes voltados para adultos, estão sendo readequados e convertidos, dentro do nosso planejamento, o que vai nos dar ainda mais segurança no plano de convivência”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Ocupação e vacina

A SES-PE também informou que 10 leitos já haviam sido abertos na UTI neonatal no Imip e mais 10 leitos de UTI pediátrica e 17 de enfermaria para crianças no Hospital Barão de Lucena. Os números totalizam mais de 100 leitos pediátricos e neonatais, sendo mais de 40 de terapia intensiva (UTI). Atualmente, a ocupação média dessas vagas está em 62%. As vacinas, de acordo com o Governo de Pernambuco, já estão disponíveis nos postos de sáude.

“As crianças, apesar de também propensas a se infectarem pela Covid-19, apresentam menor risco de desenvolver as formas graves da doença. Para além do novo coronavírus, há uma série de outras doenças – até mais graves para o público infantil – com as quais já convivemos e que, para muitas delas, já temos vacinas disponibilizadas na rotina dos postos de saúde. Por isso, reforço a importância de pais e responsáveis levarem as crianças aos postos de vacinação para atualizar o esquema vacinal”, alertou André Longo.

Hospitais de referência

Confira abaixo quais são os hospitais de referência em Pernambuco no tratamento do novo coronavírus, de acordo com a Secretária Estadual de Saúde.

Recife

  • Hospital de Referência Covid-19 (maternidade Brites de Albuquerque);
  • Hospital Correia Picanço;
  • Hospital Barão de Lucena (HBL);
  • Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

Caruaru

  • Hospital Mestre Vitalino.

Garanhuns

  • Hospital Dom Moura.

Petrolina

  • Hospital Dom Malan.

Ouricuri

  • Hospital Fernando Bezerra.

Salgueiro

  • Hospital Inácio de Sá.

Serra Talhada

  • Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam).

Arcoverde

  • Hospital Ruy de Barros Correia

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.