expectativa

Confira os feriados prolongados em 2021 para compensar os 'cancelados' de 2020

Por causa da pandemia do novo coronavírus, muitos feriados em 2020 ‘foram cancelados’

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 22/09/2020 às 15:15
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Apesar de 2020 não ter sido como a população esperava, devido a pandemia do novo coronavírus, que ainda assombra todo o mundo, já é possível ver uma luz no fim do túnel. Com as atividades não essenciais retornando de maneira gradativa, existe a perspectiva de que o próximo ano seja diferente, e sem a quarentena ou lockdown. Diante disso, separamos uma lista com os feriados prolongados de 2021 para você compensar os que foram ‘cancelados’ em 2020.

Mesmo assim, é importante reforçar que os órgãos de saúde ainda recomendam os protocolos de segurança, como higienização, uso de máscara e evitar aglomerações, para não ocasionar a ‘segundo onda’ do novo coronavírus. Confira os feriados de 2021 abaixo.

  • 01 de janeiro (sexta-feira): Confraternização Universal (Ano Novo)
  • 16 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (não é um feriado nacional)
  • 02 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa (Paixão de Cristo)
  • 21 de abril (quarta-feira): Tiradentes
  • 01 de maio (sábado): Dia do Trabalho
  • 03 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
  • 07 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (terça-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil)
  • 02 de novembro (terça-feira): Finados
  • 15 de novembro (segunda-feira): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (sábado): Natal

*No Recife, a população ainda terá outro feriado em 16/7 (Nossa Senhora do Carmo). Já o feriado de Nossa Senhora da Conceição (08/12) cai em um quarta-feira.

Feriados em 2020

Entre os feriados de 2020, após o inicio da retomada das atividades não essenciais, o primeiro foi do dia 07 de setembro (Dia da Independência). Com a liberação para banho e a autorização do comércio na areia, muitos pernambucanos aproveitaram a folga nas praias. Na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em Porto de Galinhas, no Litoral Sul, foram marcadas por aglomerações e pessoas sem máscara. Na ocasião, o secretário estadual de saúde, André Longo, foi enfático em relação ao descumprimento do protocolo de segurança.

>>Coronavírus: ''A população é que precisa se conscientizar'', diz secretário de saúde sobre aglomerações

‘’Sem essa conscientização, nós podemos ter uma volta de indicadores negativos e vão fazer com que as autoridades tomem medidas de dar passos para trás. Não é só um problema com as praias. Temos visto bares que tem descumprido algum protocolos em relação a aglomeração. Isso tudo pesa de forma negativa’’, afirmou.

O secretário chegou a comentar sobre a possibilidade das atividades serem novamente proibidas, caso os números de casos do novo coronavírus voltam a crescer em Pernambuco. Para que os feriados de 2021 (listados acima) sejam aproveitados, a população precisa se proteger e seguir os protocolos de segurança.