
Esta terça-feira (29) é o Dia Mundial do Coração. A data foi criada pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) como forma de conscientizar a população sobre a importância de manter um estilo de vida saudável para evitar doenças cardíacas.
- PE é o segundo estado com maior aumento no número de mortes por doenças cardiovasculares
- Coronavírus: Cardiologista conta que não imaginava trabalhar em hospital de campanha durante uma pandemia
- Cardiologista que está na linha de frente conta o que mais conforta durante esse período de pandemia do novo coronavírus
- Cardiologista fala sobre trabalho na linha de frente contra o coronavírus
- Cardinot comenta tumulto de Torcida Organizada do Sport em festa do Santa Cruz
- Cantor David Olney sofre parada cardíaca durante show e morre no palco
- Após cadela sofrer ataque cardíaco, veja como proteger os animais dos fogos de artifício
- Cadela sofre ataque cardíaco, morre abraçada com o dono e comove internet
- ONG oferece atendimento gratuito para crianças com problemas cardíacos
O médico Evandro Tinoco, presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca e coordenador da Universidade do Coração da Sociedade Brasileira de Cardiologia, lembra que "no Brasil são 290 mil mortes por ano por doença cardíaca, que também é a principal causa de mortes no mundo. Essas causas de mortes são passíveis de prevenção, principalmente, com o controle da hipertensão, do diabetes, da obesidade, do sedentarismo e do fumo".
>> Confira o que diz o médico Evandro Tinoco sobre as doenças cardíacas e prevenção
>> Saiba mais sobre como manter seu coração saudável no portal do Coração
Problemas
Em 2017, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 17,7 milhões de pessoas morreram no mundo, por causa de doenças cardiovasculares. A hipertensão e complicações cardíacas também aumentam o risco de o paciente desenvolver forma grave de covid-19.
>> Saiba os riscos da covid-19 para pessoas com problemas no coração
>> Sabe o que é síndrome do coração partido? Doença terá registro nacional
Prevenção
Hábitos como tabagismo, consumo crônico de bebidas alcoólicas, sedentarismo, dieta rica em sal e alimentos processados, como embutidos, devem ser abandonados, em benefício à saúde.
A prevenção é a melhor maneira para evitar doenças cardíacas, assim como o controle da hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo e fumo.
Estresse emocional e físico também causam doenças, como a síndrome do coração partido, com sintomas semelhantes ao de um infarto.
Atividades que reduzam estresse, como meditação e prática de exercícios físicos ajudam na prevenção desse tipo de problema.