
A opção pela greve foi decidida em assembleia realizada em videoconferência entre os professores e Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco
As aulas presenciais estão liberadas a partir do 06 de outubro - Foto: ELÔ ARAÚJO/SISTEMA GOLFINHO/DIVULGAÇÃO
Os professores da rede estadual de Pernambuco decidiram entre em greve, por conta da decisão do Governo de Pernambuco em permitir o retorno das aulas presenciais, inciando com os estudantes do ensino médio. Em assembleia realizada por meio de videoconferência, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e mais de 1.500 professores e trabalhadores da rede estadual de ensino optaram por decretar a greve (antes, era estado de greve). A categoria informou ao JC Online que vai se reunir novamente com o governo estadual, na próxima sexta-feira (02), e realizar nova assembleia no dia 5 de outubro, um dia antes do inicio das aulas, para decidir se a greve vai continuar.
O retorno das aulas presenciais para o ensino básico está marcado para o dia 06 de outubro, começando com os estudantes que estão no 3º ano do ensino médio. Em seguida, será a vez do 2º ano, no dia 12 de outubro, e 1º ano, no dia 20 de outubro. A retomada é opcional, ou seja, os pais decidem se vão deixar seus filhos, menores de idade, retornarem às aulas presenciais.
Diante da greve dos professores da rede pública, por serem contrário ao retorno das aulas presenciais no momento, ainda não se sabe se o cronograma revelado pela Secretária de Educação será cumprido e às aulas, de fato, irão retornar. De acordo com Séphora Freitas, o Sintepe espera ter novas reuniões com o Governo de Pernambuco para decidir a melhor maneira dos estudantes retornaram para a escola.
‘’A comissão de negociação disse que está disponível para a gente continuar a conversa, sempre com cautela, pelos cuidados necessário para a volta às aulas. A gente (Sintepe) defende a educação pública de qualidade. Sabemos dos ricos para os estudantes fora das escolas, mas em primeiro lugar sempre foi a defesa da vida. A gente quer voltar, mas com absoluta segurança’’, completou Séphora.
Distanciamento social
Prevenção/proteção
Monitoramento e educação
As aulas presenciais retornam no dia 06 de outubro para os estudantes do ensino médio
São 90 mil vagas. Bolsas podem ser integrais ou parciais
Aqui no Recife, além da diversidade de gênero maior, o perfil dos candidatos está mais jovem este ano