AGLOMERAÇÃO

TORCIDA ORGANIZADA provoca AGLOMERAÇÃO na Ilha do Retiro antes do jogo entre SPORT x ATHLETICO-PR

Vídeos das aglomerações foram compartilhados nas redes sociais da Torcida Jovem

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 01/11/2020 às 16:22 | Atualizado em 03/07/2023 às 9:44
Reprodução/Instagram Torcida Jovem
FOTO: Reprodução/Instagram Torcida Jovem

Antes da bola rolar para Sport x Athletico-PR, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, integrantes de uma torcida organizada rubro-negra ocasionaram aglomerações nos arredores do estádio da Ilha do Retiro, neste domingo (01).

De acordo com a apuração do Blog do Torcedor e Jornal do Commercio, houve confusão e a Polícia Militar foi acionada para dispersar o grupo.

Além da convocação ao longo da semana, vídeos e fotos foram compartilhados nas redes sociais da Torcida Jovem antes de Sport x Athletico-PR.

As imagens mostram dezenas de pessoas uniformizadas com os materiais da torcida organizada, sendo a maioria sem máscara de proteção contra o novo coronavírus e desobedecendo o distanciamento social exigido pelos órgãos estaduais e municipais de saúde.

Extinção das torcidas organizadas

É importante lembrar que, por conta da pandemia covid-19, a presença do torcedor nos estádios está proibida e não há previsão de liberação.

O outro ponto se refere ao fato de que a Torcida Jovem, do Sport, Inferno Coral, do Santa Cruz, e Fanáutico, do Náutico, foram extintas por decisão judicial. As duas últimas também causaram aglomerações na semana passada, no entorno do Estádio do Arruda e dos Aflitos, respectivamente.

Todas utilizaram o argumento de ''recepção aos jogadores''.

Nota da PM na íntegra

A Polícia Militar informa que o efetivo do 12° Batalhão realizou o acompanhamento e, nas proximidades do estádio, foram dispersados pelo BPCHOQUE, conforme planejado. A partida está sendo realizada sem alterações.

 

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.