ASTRONOMIA

Estrela de Belém já pode ser vista no céu do Recife; confira imagens

O fenômeno astronômico poderá ser visto no período natalino. Entenda onde e como observar a Estrela de Belém

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/12/2020 às 19:00 | Atualizado em 28/03/2023 às 11:32
FELIPE RIBEIRO / JC IMAGEM
FOTO: FELIPE RIBEIRO / JC IMAGEM

Com informações da Agência Brasil

Nesta segunda (21), ocorre o ápice de um evento astronômico raro: o alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno, os maiores do sistema solar. É popularmente conhecido como 'Estrela de Belém'.

>> Fenômeno astronômico que não acontece há 800 anos tem auge nesta segunda, solstício de verão

A volta do fenômeno astronômico Estrela de Belém

O fenômeno ficou visível no céu depois de 800 anos e já está podendo ser visto.

O repórter cinematográfico Felipe Ribeiro, da Agência JC, fez imagens do evento, diretamente do bairro do Rosarinho, na Zona Norte do Recife.

Confira no vídeo as imagens da Estrela de Belém

Encontro dos planetas gigantes Júpiter e Saturno

O alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno com a Terra é considerado relativamente raro por que ocorre a cada 20 anos, mas, desta vez, é ainda mais.

Isso, porque tamanha proximidade entre os planetas não era vista há séculos. O escalonamento deste alinhamento já pode ser observado.

''O que é mais interessante observar na grande conjunção é que ela pode ser acompanhada ao longo do mês. No horizonte oeste, após o pôr do Sol vai observar dois pontos que parecem duas estrelas, mas são Júpiter e Saturno, diz o professor.

Ele completa: "Noite após noite estarão mais próximos um do outro. O ápice deste encontro será no dia 21. E depois disso, poderão continuar a observar o distanciamento''.

Veja fotos da Estrela de Belém:

O fenômeno astronômico já começou e pode ser observado no céu

O fenômeno astronômico, que não acontece desde a Idade Média, já está ocorrendo, desde a quinta (16).

Até 25 de dezembro, a percepção será de que os dois planetas estarão separados por menos do que um diâmetro de lua cheia.

“Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia”, explica o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan.

Embora as melhores condições de visualização sejam próximas ao Equador, o fenômeno poderá ser observado em qualquer lugar da Terra, se o clima permitir.

Hartigan explica que a dupla planetária aparecerá baixo no céu ocidental, por cerca de uma hora, após o pôr do sol, todas as noites.

“Para a maioria dos observadores do telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas estarão visíveis, no mesmo campo”, acrescentou.

Segundo o astrônomo, alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros.

“No entanto, esta conjunção é excepcionalmente rara, por causa da maior proximidade entre eles. Você teria que voltar até um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para observar um alinhamento mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno”, complementou.

A próxima vez em que esse vento ocorrerá será no dia 15 de março de 2080. Após isso, só depois do ano 2400.

A física ensina: como ver o fenômeno astronômico da Estrela de Belém?

Segundo os estudiosos no assunto, a expectativa é que o alinhamento faça com que os dois astros fiquem bastante brilhantes. O fenômeno pode ser visto a olho nu.

Da Terra, o evento não era visto há quase 800 anos, desde 1226.

Em entrevista ao Passando a Limpo da Rádio Jornal, o professor do departamento de Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Antônio Carlos de Miranda deu dicas de como ver o fenômeno.

>> Físico explica como pernambucanos podem ver a Estrela de Belém

“Hoje, depois que o Sol se põe, perto das 18h, teremos mais uns 40 minutos, porque os dois planetas vão estar a 20º acima do horizonte poente. Se tiver uma árvore, um prédio na frente, não vê. Você tem que te rum local para ver o horizonte", explicou o especialista.

Ele comemora: "Agora, eles já estão juntos, mas nós não estamos vendo por conta do Sol. É muito bonito. Você pode ver com um binóculo, mas a olho nu, também vê. São dois pontinhos um ao lado do outro. Um é Júpiter e o outro é Saturno. É uma beleza!”.

Confira calendário com mais fenômenos astronômicos em dezembro:

  • 21 de dezembro: Acontecerá a grande conjunção entre Júpiter e Saturno, que a olho nu estarão tão próximos que parecerão ser uma estrela só. Eles serão visíveis a partir do pôr do Sol, às 18h57, e ficarão no céu até sumirem sob o horizonte às 20h46.
  • 21 de dezembro – Solstício de verão: o Sol atinge o seu maior afastamento do equador, na direção do polo sul.
  • 21 e 22 de dezembro: Ocorrerá um pico da chuva de meteoros Ursídeos, que tem esse nome pois parecem surgir da constelação de Ursa Maior.
  • 23 de dezembro: Será a conjunção da Lua com Marte, às 15h31. Neste momento a Lua já estará visível no céu, mas Marte só será visível a partir do pôr-do-sol, às 18h30, até as 1h13 do dia 24, quando se põe atrás do horizonte.
  • 29 de dezembro: A Lua cheia de dezembro, conhecida nos EUA como a “Lua Fria”, começa às 0h28.