COVID-19

Estado de São Paulo também cancela ponto facultativo no carnaval 2021

O objetivo é impedir aglomerações comuns em festejos de carnaval, por causa do coronavírus

Estado de São Paulo também cancela ponto facultativo no carnaval 2021

Com isso, os trabalhadores de repartições e dos serviços públicos de São Paulo vão ter expediente normal e regular nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. - Foto: Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

O governo estadual de São Paulo decidiu não conceder ponto facultativo nos dias de carnaval. A medida, segundo o governo paulista, é para impedir o avanço do novo coronavírus.  

>>>Governo decide sobre feriado de Carnaval em Pernambuco

>>>Covid-19: pesquisa detecta nova variante em 91% dos casos em estado brasileiro

Com isso, os trabalhadores de repartições e dos serviços públicos de São Paulo vão ter expediente normal e regular nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.  O objetivo é impedir aglomerações comuns em festejos de carnaval, bem como evitar a circulação de pessoas e evitar a transmissão do vírus, que vem crescendo em todo o país. 

O carnaval é uma data que varia de cidade a cidade do país: em alguns locais é feriado. Em outros, como no estado e na cidade de São Paulo, a data é ponto facultativo. 

Cada um dos 645 prefeitos de São Paulo tem a prerrogativa de decidir se vai ou não dar o ponto facultativo no Carnaval. A prefeitura de São Paulo, por sua vez, ainda não definiu se vai ou não conceder o ponto facultativo, mas já havia anunciado, no ano passado, que não haveria festejos nessa data e que adiaria a festa para controle da pandemia . A nova data para o Carnaval na cidade de São Paulo ainda não foi definida. 

Pernambuco

Durante coletiva online do Governo de Pernambuco sobre a covid-19 no Estado nesta quinta-feira (28), foi anunciado que o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais na segunda e terça de Carnaval foi cancelado este ano.

>>>Acompanhe, ao vivo, a coletiva do Governo de Pernambuco sobre a covid-19

"No mês de dezembro, o comitê entendeu por suspender o Carnaval neste ano de 2021, por razões óbvias de aglomerações. E agora, portanto, o Governo vem anunciar a suspensão do ponto facultativo no período do carnaval. Portanto, a segunda-feira e a terça-feira, que eram ponto facultativo por todos esses anos, não serão este ano.", afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

O motivo, ainda segundo Novaes, é a importância de seguir os protocolos sanitários e evitar aglomerações. "É muito importante que no período que se aproxima, de carnaval, as famílias continuem respeitando os protocolos para que todos nós possamos enfrentar esse momento com o máximo de tranquilidade possível. Está suspenso, portanto, o ponto facultativo na segunda e terça-feira. Trabalho normal para os servidores públicos", definiu.

Acompanhe

Redução nos números

"Comparando os últimos 15 dias, tivemos uma redução de 11%. Em relação a leitos de UTI, tivemos uma redução de 5% de internação em UTI, mas tivemos aumento na enfermaria", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo. Apesar da redução nas UTIs, Longo reforçou que a queda ainda não traz segurança. "Não tivemos nenhum tipo de queda sustentada de transmissão. Os números ainda são preocupantes e ainda temos uma transmissão ativa do vírus, o que reforça permanentemente a necessidade dos cuidados", completou.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.