AUXÍLIO EMERGENCIAL

Novo Auxílio Emergencial: Vice-líder do governo na Câmara dos Deputados revela possível valor e número de parcelas

O deputado pernambucano André Ferreira concedeu entrevista a Rádio Jornal Caruaru sobre auxílio emergencial

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 25/02/2021 às 17:27 | Atualizado em 29/09/2022 às 7:10
Welligton Lima/JC Imagem
FOTO: Welligton Lima/JC Imagem

Durante entrevista para a Rádio Jornal Caruaru, o o vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, o pernambucano André Ferreira (PSC), trouxe informações sobre a prorrogação do Auxílio Emergencial.

O deputado afirmou que a equipe econômica do governo federal definiu que o Novo Auxílio Emergencial terá quatro parcelas no valor de R$ 300.

De acordo com o presidente do Senado, a expectativa é que o anúncio oficial aconteça no mês de março.

Ouça a entrevista com André Ferreira: 

"Está batido o martelo de que serão 4 meses de 300 reais. Tentaremos aprovar na câmara o Auxílio, que foi importante para muita gente, milhares de brasileiros receberam e o presidente tem essa sensibilidade de poder voltar o Auxílio e ajudar as pessoas que mais precisam", afirmou o deputado federal, André Ferreira.

PEC do Auxílio Emergencial

A PEC emergencial, que viabiliza a prorrogação do Auxílio Emergencial, incluiu no texto uma "cláusula de calamidade", o que possibilitaria ao governo realizar os pagamentos sem infringir as medidas de ajuste fiscal.

De acordo com a previsão da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, o Novo Auxílio Emergencial será pago em quatro parcelas de R$ 250 e 45 milhões de pessoas serão beneficiadas.

>> Proposta que viabiliza novo auxílio emergencial também possibilita cortes em Saúde e Educação, e é criticada

De acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi encontrada a solução para "flexibilizar" a regra fiscal e permitir que o Novo Auxílio Emergencial seja confirmado.

A votação no Senado para a prorrogação do Novo Auxílio Emergencial deve acontecer no dia 25 de fevereiro.

A data não foi confirmada porque nem todos os senadores concordam com a votação do Auxílio Emergencial nesta semana.

CPF pode indicar beneficiários do Novo Auxílio Emergencial

Uma das mudanças em relação à primeira etapa do Auxílio Emergencial, que teve pagamentos efetuados até o mês de janeiro de 2021, é que o número de brasileiros com direito ao programa deve ser menor do que em 2020.

O objetivo é evitar distorções para que ninguém receba o Auxílio Emergencial indevidamente, como aconteceu no ano passado.

Com a possibilidade do cruzamento de dados, como do Caged, INSS, MEI e CNIS, o Governo Federal consegue consultar o CPF de cada cidadão e identificar se a pessoa é servidor público, militar, aposentado, pensionista, empresário.

Além de descobrir quem são os dependentes daquela pessoa no Imposto de Renda e saber quem tem direito ao Auxílio Emergencial ou não.

A nova estimativa da equipe econômica do governo federal é de que 33 milhões de brasileiros sejam atendidos pela recriação do Auxílio Emergencial, entre eles os 14 milhões que já estão no programa Bolsa Família.

O número é menor que o da primeira rodada, no ano passado, quando mais de 65 milhões receberam o Auxílio Emergencial.