MAMÓGRAFO MÓVEL NO RECIFE: Veja quando o exame pode ser feito GRATUITAMENTE no seu bairro agora em março

Mamógrafo móvel deve atender até 2.400 mulheres neste mês
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 01/03/2021 às 7:36
Câncer de mama é o mais comum do mundo, diz OMS Foto: Divulgação


Fundamental na prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama, a mamografia é um exame simples e rápido, mas que, muitas vezes, as mulheres encontram dificuldade para realizar o procedimento no serviço público de saúde.

Neste mês de março, um mamógrafo móvel vai circular por bairros do Recife e realizar o atendimento em até 2.400 mulheres que moram na cidade.

A prefeitura da cidade divulgou um calendário que mostra onde os exames podem ser feitos ao longo do mês.

Neste dia 1º de março, por exemplo, o mamógrafo móvel vai estar no posto de saúde Francisco Pignatari, na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, na Zona Norte da capital.

>> Para conferir a lista com datas e locais, clique aqui.

O exame pode ser feito por mulheres de idades entre 50 e 69 anos. Por meio de nota a prefeitura esclareceu alguns pontos sobre os atendimentos para as mulheres:

“Seguindo as orientações do Plano de Convivência com a Covid-19, os atendimentos devem ser previamente agendados nas unidades em que o caminhão do mamógrafo irá estacionar, já que as marcações são limitadas".

"Em cada local serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 30 para o turno da manhã e 30 para o turno da tarde, exceto nos dias 20 e 27 de março - quando estarão abertas 30 vagas em cada ação”, diz nota divulgada pela prefeitura.

A nota diz ainda que o resultado dos exames sai em 20 dias.

“Para realizar o exame, é necessário levar documento oficial de identificação com foto, além do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência", afirmou a prefeitura.

"O uso de máscara é obrigatório e o distanciamento físico deve ser respeitado. Nos locais do exame, haverá água, sabão e álcool 70% para a higienização das mãos”, disse.

Mais cuidados

“As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas", orientou a prefeitura da cidade.

"Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas".

"Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença".

"Amamentar também é um fator de proteção”, finalizou

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory