Os aposentados e pensionistas do INSS esperam receber o adiantamento da primeira parcela do 13º salário ainda no primeiro semestre de 2021, como aconteceu em 2020.
Em janeiro, o Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical fez o pedido de antecipação dos valores da primeira parcela do 13º salário do INSS para aposentados, segundo o presidente do sindicado, João Inocentini.
Preocupação com a antecipação do 13º do INSS
Segundo Warley Martins Gonçalles, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, a entidade tenta um encontro com representantes do governo federal.
O intuito da reunião é debater o adiantamento dos valores ainda neste primeiro semestre, sem que os aposentados sejam prejudicados.
O que preocupa os segurados do INSS é que uma portaria publicada pelo governo, em janeiro, cobra dos herdeiros do aposentado que morre e já havia recebido o adiantamento as parcelas pagas "a mais".
"Estamos tentando falar com alguém do governo, mas até agora não conseguimos. Nossa preocupação é com essa regra", disse o presidente da Confederação.
"Do que adianta a gente receber adiantado e depois ter que devolver? Antes, se a gente morria, a viúva não tinha nada que devolver o dinheiro", afirmou ele.
O que diz o governo sobre a antecipação do 13º salário do INSS?
Segundo João Inocentini, extraoficialmente, o pagamento adiantado do 13º salário do INSS para aposentados e pensionistas teria sido confirmado pelo ministro Paulo Guedes (Economia), mas não houve resposta oficial.
Procurado, o Ministério da Economia informou que não comentaria o assunto.
No entanto, a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS já havia sido sinalizada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Apoio aos aposentados
Para Inocentini, o governo tinha que dar mais apoio aos aposentados, durante a pandemia de covid-19 (novo coronavírus). "O governo ajudou todo mundo, menos os aposentados" argumenta.
Ele simplesmente antecipou o que já era um direito e não deu ajuda nenhuma. Hoje, quem está sustentando as famílias é o aposentado, ajudando filho, genro e neto que estão desempregados", disse.
Antecipação em 2020
O adiantamento do 13º salário do INSS para aposentados e pensionistas ocorre desde 2006.
Em 2020, no entanto, a antecipação da primeira e da segunda parcelas foi feita para tentar minimizar os efeitos da crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Mesmo se não for pago no primeiro semestre, como pedem os aposentados, o adiantamento da primeira parcela do INSS será feito em agosto, conforme prevê o decreto 10.410, que regulamentou a Reforma da Previdência.
Pela nova norma, a primeira parcela sai em agosto e a segunda, em novembro, como vinha ocorrendo antes da pandemia.
Economia
Em 2020, com a liberação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS ainda no primeiro semestre, por causa do isolamento social, foram injetados R$ 23,7 bilhões na economia.
"Queríamos que o governo fizesse um gesto aos aposentados. Se nós tivéssemos uma condição um pouquinho melhor, nós poderíamos fazer a roda da economia do país começar a girar", pede o presidente do sindicato da categoria.