SEGURADOS

Antecipação do 13º salário do INSS para aposentados em 2021: qual é a previsão de pagamentos?

O Governo já sinalizou se pretende antecipar o 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, em 2021


Antecipação do 13º salário do INSS para aposentados em 2021: qual é a previsão de pagamentos?

A nova antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS já vinha sendo estudada, desde 2020, e a discussão continua. - Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Assim como aconteceu em 2020, os aposentados e pensionistas do INSS esperam receber o adiantamento da primeira parcela do 13º salário ainda no primeiro semestre de 2021. Confira informações atualizadas clicando aqui. 

 

>>> Paulo Guedes confirma antecipação do 13º para aposentados; clique aqui e veja o que já se sabe.

 

A nova antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS já vinha sendo estudada, desde 2020, e a discussão continua.

>> Antecipação do 13º salário do INSS para aposentados é esperada, mas também preocupa; entenda

 

Em janeiro, o Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical fez o pedido de antecipação dos valores da primeira parcela do 13º salário do INSS para aposentados, segundo o presidente do sindicado, João Inocentini.

 

>> Antecipação de 13º salário para aposentados do INSS em 2021: o que se sabe até agora?

>> Calendário do INSS para aposentados e pensionistas em 2021: veja quando recebe

 

Previsão inicial

Inicialmente, esperava-se liberar a antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de fevereiro, pagando a primeira parcela, e a segunda seria paga em março.

No entanto, por causa de limitações, já que o Orçamento 2021 ainda não foi aprovado, não foi possível cumprir esse prazo, visto que o calendário de pagamentos de aposentadorias e pensões do INSS de fevereiro já começou e já termina no sábado (6).

Nova previsão

Por causa disso, a previsão é de início dos pagamentos no final do mês de março, segundo informações de representantes dos segurados do INSS.

A expectativa é que o pagamento seja feito de acordo com a folha mensal de benefícios. Segundo o calendário do INSS para os aposentados e pensionistas, o dinheiro seria depositado a partir do dia 25 de março.

 

>> Antecipação de 13º salário para aposentados em 2021: o que falta para acontecer

>> Antecipação de 13º salário para aposentados em 2021: veja quando pode ser paga 1º parcela 

>> INSS: Entenda as mudanças nas aposentadorias e pensões em 2021

>> Antecipação do 13º salário para aposentados em 2021: veja planos do Governo, segundo Paulo Guedes

 

Quando devem ser os pagamentos?

Se for confirmada a liberação do 13º ainda neste primeiro semestre, a primeira parcela sairia entre o final de março, a partir do dia 25, e o começo de abril, até o dia 7, por causa da divisão do calendário de pagamento dos benefícios do INSS.

São datas diferentes para quem recebe até um salário mínimo de aposentadoria ou pensão, que começa a receber nos últimos dias do mês, e quem recebe acima de 1 salário mínimo, que recebe nos primeiros dias do mês seguinte.

Se seguir o esquema do ano passado, a segunda parcela sairia entre o final de abril e o começo de maio, também seguindo o esquema do calendário.

 

Como foi em 2020

  • A primeira parcela foi paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio
  • A segunda parcela saiu entre 25 de maio e 5 de junho

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.