Covid-19: Pernambuco confirma 2.531 novos casos e atinge maior média móvel

Estado totaliza 372.756 casos da doença
Variante Covid-19 Foto: SES-PE


O Estado de Pernambuco bateu mais um recorde na média móvel de casos pela covid-19. Isso porque, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (13), nas últimas 24h o Estado confirmou 2.531 casos de pessoas infectadas pela doença. Com isso, a média móvel, que leva em consideração os números dos últimos sete dias, atingiu 2.036 casos.

Esse, é o maior número desde o início da pandemia. É o terceiro dia consecutivo que Pernambuco se supera com relação à quantidade de casos da média móvel. Com os novos dados divulgados pela SES-PE, o Estado totaliza 372.756 casos da doença. Dos novos casos, 178 (7%) são de pessoas que desenvolveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.353 (93%) são casos leves. Com relação ao número total de casos, 37.924 foram diagnosticados como graves, enquanto 334.832 como leves.

Mortes

Também foram confirmados 68 óbitos, ocorridos entre 23/10/2020 e 12/04/2021. Dessa forma, a média móvel de mortes ficou estabelecida em 61 óbitos, com uma tendência de alta de 16%. Com isso, o Estado totaliza 12.905 mortes pela Covid-19.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory