Conheça promoções falsas de Dia das Mães e saiba como evitar às fake news

Criminosos exploram marcas famosas para dar golpes de Dia das Mães através do WhatsApp
Com informações do site TudoCelular
Publicado em 07/05/2021 às 16:09
O WhatsApp Web recebeu novidades desde o último sábado (20) Foto: Pixabay


O Dia das Mães é celebrado no próximo dia 9 de maio (domingo) e é considerado uma das principais datas para o comércio, mesmo ainda em tempo de pandemia da covid-19, pois os consumidores ainda irão às compras. De acordo com uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) 58,6% dos brasileiros pretendem dar presentes no Dia das Mães. Os itens mais procurados, segundo a pesquisa, são calçados e vestuários, tendo a preferência de 65,2% das pessoas. Os perfumes e cosméticos vêm em seguida, com 54% das escolhas.

No entanto, através da internet, especificamente pelo WhatsApp, muitos golpes exploram marcas famosas para propagar fake news e conseguir obter dados pessoas dos usuários. Confira abaixo algumas falsas promoções:

Adidas

Uma das mensagens falsas utiliza a marca Adidas. A fake news afirma que, devido ao Dia das Mães, a fabricante de materiais esportivos estaria dando presentes grátis para quem entrar em um site, responde algumas questões e encaminha a mensagem aos contatos no WhatsApp.

CacauShow

Outra marca forte no mercado que tem sido explorada em golpe é a Cacau Show. Neste caso, o golpe é dado com a falsa promessa de uma doação de R$ 50 mil em presentes para “sua Rainha”. Quando clica, o link diz que é preciso girar uma roda para ganhar o prêmio de uma Caixa Angel Porta Joias.

O Boticário

A fraude em relação a Boticário também funciona com o acesso a um site malicioso, no qual a vítima tem que preencher um formulário com os dados pessoais e compartilhar com amigos no WhatsApp.

Como se proteger?

Para se proteger, especialistas recomendam a utilização de um programa de segurança no celular ou tablet em que você usa o WhatsApp. Além disso, é preciso manter o sistema operacional sempre atualizado.

E valem sempre aquelas recomendações básicas:

  • não acredite em tudo que chega pelo WhatsApp
  • sempre consulte se a promoção existe nos canais oficiais ou em sites de checagem de links, como este da Dfndr, ou este do Google.
  • não clique em URL com finais incomuns ou textos com erro de português
  • desconfie de conteúdos muito chamativos (como notícias apelativas e promoções improváveis)
  • mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a). Pergunte para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem
  • avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;
  • não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory