CLIMA

Entenda o fenômeno que causou as fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife

As fortes chuvas foram previstas pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac)

Entenda o fenômeno que causou as fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife

Chove forte na Região Metropolitana do Recife - Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Com informações de Katarina Moraes, do Jornal do Commercio

Quem mora nas cidades da Região Metropolitana do Recife tiveram que enfrentar, nesta quinta-feira (13), as fortes chuvas que alagaram várias ruas e avenidas. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), em contato com o Jornal do Commercio, esse clima está ligado à atuação de um sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que é considerado comum para os meses de abril, maio, junho e julho.

Ainda de acordo com as informações apuradas pelo Jornal do Commercio, a precipitação se desloca do Rio Grande do Norte, passa pela Paraíba e chega até as regiões Metropolitana, da Zona da Mata do Agreste e também em parte do Sertão de Pernambuco. Leia mais no JC Online. 

"Da mesma forma que há ondas no oceano, também tem na atmosfera. O fluido se desloca e vem em forma de ondas. Quando essas ondas se intensificam, ocorre ainda uma intensificação das nuvens nessas regiões", explicou a meteorologista Aparecida Fernandes, da Apac.

Novo alerta de chuvas fortes

A Apac, inclusive, renovou o alerta de chuvas de intensidade forte, com potencial que pode ultrapassar 150 mm, na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul, além da possibilidade de se extender para o Agreste. O aviso vale desta quinta-feira (13) até a sexta-feira (14).

''Fique em casa''

O chefe da Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, pediu para que a população fique em casa, devido às complicações causadas pelo volume intenso de água. “É muita água para pouco espaço de tempo. Estamos acostumados com 10 a 15 mm durante um dia, e já vamos com 80 a 90 mm, em menos de 12h. É sempre importante que quem faz os percursos conheça seus caminhos. A gente sabe que alguns pontos são críticos aqui na cidade do Recife, devido a sua estrutura, suas condições”, alertou.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.