GAC-PE: paciente de 15 anos portadora de leucemia faz apelo por doação de medula óssea

Maria Eduarda Freire é assistida pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer em Pernambuco, (GAC-PE), e precisa de um transplante de medula óssea
Maria Eduarda Freire (15 anos) descobriu em agosto passado que está com Leucemia Linfoide Aguda (LLA), um tipo de câncer que acomete as células do sangue e a medula óssea. Foto: Foto / Divulgação: GAC-PE


A paciente assistida pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer em Pernambuco, (GAC-PE) Maria Eduarda Freire, de 15 anos, descobriu em agosto passado que está com Leucemia Linfoide Aguda (LLA), um tipo de câncer que acomete as células do sangue e a medula óssea.

Assim várias como outras crianças, ela precisa de um transplante de medula e deseja encontrar o seu doador. A mãe de Maria Eduarda, Wanessa Freire, acompanha a luta da sua filha contra o câncer. “Quando descobrimos, foi um choque para nós. Mudou a rotina dela e de toda a nossa família. Nosso desejo é que ela consiga um doador de medula óssea o mais rápido possível”, afirma.

Segundo a médica oncologista pediátrica do Centro de Oncohematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Monique Martins, a medula óssea, encontrada no interior dos ossos, possui células tronco hematopoiéticas e é responsável por produzir os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas. “Na infância, os transplantes de medula óssea são realizados normalmente nas crianças que fizeram o primeiro tratamento, mas que, por algum motivo, recaem à doença e, em seu segundo tratamento, precisam realizar o transplante”, explica Monique.

>>>Especialista fala das características do câncer infantil

>>>Março Azul: entenda os riscos do câncer colorretal e veja formas simples de prevenir a doença

Número de transplantes cai no Brasil

Entre janeiro e junho de 2020, o número de transplantes de medula óssea realizados no país diminuiu 19,67% em relação ao mesmo período de 2019. É o que afirma a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Em 2019, foram realizados 1621 transplantes, entre eles, 1008 autólogos, quando as células-tronco do próprio paciente são removidas da medula óssea ou sangue periférico, e 613 alogênicos, quando as células-tronco vêm de um doador com composição genética semelhante. Já em 2020, houve um total de 1302 transplantes, 748 autólogos e 554 alogênicos. Ou seja, em relação a 2019 teve uma queda de 25% dos autólogos e 9% dos alogênicos.

Estoque de sangue em baixa

Tanto em relação à doação de sangue, quanto no cadastro de doadores de medula óssea, a Fundação Hemope precisa abastecer o estoque. Em meio à pandemia da Covid-19, o estoque de sangue vem sofrendo com a ausência de doadores nos hemocentros. De acordo com a coordenadora do cadastramento de doadores do Hemope, Josiete Tavares, em 2020, Pernambuco teve uma queda no cadastramento de doadores de medula óssea de 36% em relação ao ano de 2019. Uma realidade que alcançou o Brasil em 35%.

Josiete afirma que todos os dias casos surgem com diagnóstico de paciente em busca de um doador para transplante na esperança de alimentar a sua continuidade de vida. “Convidamos a população para atender o nosso convite também à doação de sangue. Esse gesto leva esperança a quem precisa de uma transfusão”, finaliza.

Como ajudar o GAC-PE?

As doações podem ser feitas diretamente na instituição que fica dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (no 7º andar do CEONHPE).

Além das doações em espécie, o GAC-PE aceita todo tipo de doação em produtos, seja novos ou usados, desde que esteja em bom uso, pois todos os dias um bazar é realizado e a verba arrecadada é revertida para o tratamento das crianças, adolescentes e jovens assistidos pela instituição.

  • Banco Bradesco - Agência: 0286-0
    Conta Corrente: 119.122-5
    CNPJ: 02.024.876.0001-01
    Favorecido: Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – PE

  • Banco do Brasil - Agência: 0697-1
    Conta Corrente: 48974-3
    Agência: 0697-1
    Conta Corrente: 7647-3
    CNPJ: 02.024.876.0001-01
    Favorecido: Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – PE

  • Itaú - Agência: 9249
    Conta Corrente: 12859-7
    CNPJ: 02.024.876.0001-01
    Favorecido: Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – PE

  • PIX - Transfira diretamente
    Atravez do Pix
    CNPJ: 02.024.876.0001-01
    Favorecido: Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – PE

Dúvidas e informações

Em caso de dúvidas, entre contato pelo telefone (81) 99540-8186, pelo email: impostoderenda@gac.org.br ou acesse a cartilha do GAC.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory