Secretário de Saúde dá prazo para que toda a população receba primeira dose da vacina contra a covid-19 em Pernambuco; confira

 "Essa é a projeção se a entrega de vacinas ocorrer como se espera. Se houver aceleração, podemos antecipar esses prazos", disse ainda, André Longo, secretário estadual de Saúde de Pernambuco
Gustavo Henrique
Publicado em 30/06/2021 às 12:40
O Governo de Pernambuco agendou, para esta quinta-feira (23), uma nova coletiva online para trazer novidades sobre a pandemia da covid-19 no Estado Foto: Heudes Regis/SEI


O secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou, durante audiência pública realizada nessa terça-feira (29) pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que toda a população adulta de Pernambuco receberá pelo menos a primeira dose da vacina contra covid-19 até setembro de 2021.

Ainda de acordo com Longo, caso os lotes previstos de vacinas aterrissarem em solo pernambucano antes do esperado, a programação pode ainda ser adiantada.

“Essa é a projeção se a entrega de vacinas ocorrer como se espera. Se houver aceleração, podemos antecipar esses prazos”, explicou.

>>>Pernambuco registra 975 casos de covid-19 nesta quarta (30)

Também na audiência pública, que contou com a prestação de contas do Governo do Estado sobre as ações de combate à pandemia nos primeiros quatro meses de 2021, foi discutida a possibilidade de garçons e entregadores de comida terem prioridade na fila da vacinação.

O deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) iniciou o debate, alegando que a imunização de tais profissionais protegeria não apenas os trabalhadores.

“Isso não protegeria só eles, mas também os seus clientes. E seria importante para os entregadores, que são bem mais jovens e, por isso, ainda não foram vacinados”, argumentou.

Longo, no entanto, adiantou que a Secretaria não pode alterar as prioridades definidas pela câmara técnica do Plano Nacional de Imunização (PNI), vinculada ao Ministério da Saúde.

“Os argumentos para priorizar essas categorias e outras, como os bancários, são bastante lógicos. Mas temos vários municípios respondendo a processos nos órgãos de controle por atender a categorias que não estavam no plano”.

Covid-19 em Pernambuco

Nesta quarta-feira (30), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 975 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 105 (11%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 870 (89%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 550.292 casos confirmados da doença, sendo 49.584 graves e 500.708 leves.

Mortes

Também foram confirmados 45 óbitos, ocorridos entre 19/04/2021 e 29/06/2021. Com isso, o Estado totaliza 17.685 mortes pela Covid-19.

Vacinação contra covid-19 no Recife

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, através de seu twitter pessoal, que trabalhadores e trabalhadoras da indústria e da construção civil a partir dos 38 anos estão aptos a agendar a vacinação contra a covid-19.

"Atenção trabalhadores e trabalhadoras da indústria e da construção civil: Abriremos hoje, às 18h, no Conecta Recife, o agendamento para quem tem 38+ e pertence a esse grupo. Vamos seguir avançando na imunização dos recifenses.", escreveu o prefeito.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory