polêmica

Por que Raven Saunders, atleta dos EUA, pode ser punida nas Olimpíadas por gesto no pódio? Entenda

A medalhista do arremesso de peso, Raven Saunders, pelos Estados Unidos, se expressou em apoio à justiça racial e social

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 02/08/2021 às 17:08 | Atualizado em 30/12/2021 às 22:54
Reprodução/The Associated Press)
FOTO: Reprodução/The Associated Press)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) está analisando o gesto feito pela atleta norte-americana de arremesso de peso Raven Saunders, que fez um X com os braços acima da cabeça ao receber a medalha de prata.

De acordo com o COI, o gesto pode ter violado as regras das Olimpíadas, que proíbem protestos em pódios durante os Jogos Olímpicos.

> Por que a Rússia foi banida das Olimpíadas de Tóquio e o que é ROC? Entenda a polêmica

O COI está em contato com a World Athletics, o organismo internacional do atletismo, e com o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), disse seu porta-voz, Mark Adams, em uma coletiva de imprensa.

O USOPC disse que o gesto de Saunders não violou suas regras.

> Conheça Laurel Hubbard, primeira atleta transgênero da história das Olimpíadas

"Como todas as delegações, a equipe dos EUA é governada pela Carta Olímpica e pelas regras determinadas pelo COI para a Tóquio 2020", disse o USOPC em um comunicado enviado à Reuters.

"Conforme os termos da delegação do USOPC, o USOPC realizou sua própria análise e determinou que a expressão pacífica de Raven Saunders em apoio à justiça racial e social que aconteceu na conclusão da cerimônia foi respeitosa com seus concorrentes e não violou nossas regras relacionadas a manifestações'', afirmou em defesa da atleta.

 

O que diz a regra?

No mês passado, o COI suavizou a Regra 50, que impedia aos atletas qualquer tipo de protesto, e por enquanto é permitido gestos nas Olimpíadas em campo, mas sem atrapalhar o evento e com respeito pelos outros competidores.

A ameaça de sanções permanece em caso de protestos feitos durante a cerimônia de entrega de medalhas.

> Entenda por que o Brasil desfilou na abertura das Olimpíadas 2021 com apenas quatro pessoas

> Rebeca Andrade: da falta de dinheiro para seguir o sonho, ao 'baile de favela' nas Olimpíadas de Tóquio