previsão do tempo

Apac emite alerta de chuvas moderadas a fortes no Recife; saiba onde encontrar abrigo

Muitas famílias ficam desabrigadas e desalojadas por causa de fortes chuvas no Grande Recife

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 04/08/2021 às 19:05 | Atualizado em 06/01/2022 às 23:08
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu alerta que indica a possibilidade de chuvas moderadas a fortes no Recife, nas próximas 24 horas.

Em entrevista a Rádio Jornal, o professor da Universidade do Vale do São Francisco e Doutor em meteorologia, Mário de Miranda, revelou que até o dia 15 de agosto o Estado de Pernambuco deve registrar temperaturas ainda mais baixas.

Os especialistas afirmam que algumas regiões passam por um sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) e, por causa disso, as chuvas.

Orientações

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e o atendimento, 24h.

A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.

> Chuvas fortes elevaram nível de água em barragens do Grande Recife, revela diretor da Compesa

A população deve seguir as orientações das Defesas Civis dos seus municípios, deixando áreas de risco e evitando entrar em rios, córregos ou em locais alagados.

As equipes da Defesa Civil do Estado permanecem em alerta 24h, e podem ser acionadas, por meio da Central de Operações pelos telefones 199 e 3181-2490.

Saiba onde encontrar abrigo

Após as chuvas intensas registradas na Região Metropolitana do Recife, a produção da TV Jornal entrou em contato com algumas prefeituras para saber se os órgãos públicos estão acolhendo as famílias desabrigadas e desalojadas devido às fortes chuvas, que ocasionaram o deslizamentos de várias barreiras.

Muitas famílias ficaram desabrigadas e desalojadas por causa das consequências das fortes chuvas.

Clique aqui e saiba onde encontrar abrigo.