WhatsApp

WhatsApp GB é seguro? Confira as principais dúvidas sobre o aplicativo após queda no funcionamento

WhatsApp Plus ou WhatsApp GB é seguro? Você pode ser banido do WhatsApp? Como trocar de aplicativo e manter as conversas? Veja as respostas

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 05/10/2021 às 7:59 | Atualizado em 30/06/2022 às 23:17
Beatriz Cardoso/TechTudo  
FOTO: Beatriz Cardoso/TechTudo  

Depois da pane dessa segunda-feira (4), que deixou o WhatsApp fora do ar, muitas pessoas foram em busca de alternativas, como o Telegram ou até essas versões diferentes do próprio WhatsApp.

Além do aplicativo como conhecemos, existe o WhatsApp GB e o WhatsApp Plus, que são versões disponíveis do WhatsApp e também pertence ao Facebook.

Aplicativos como esses costumam prometer recursos extras, como usar dois números de telefone de uma vez e enviar mensagens de um jeito mais discreto.

Como o WhatsApp GB e o WhatsApp Plus funcionam?

Serviços de mensagens "clones" do WhatsApp costumam ter um visual semelhante. Além de poder conversar com pessoas, o WhatsApp GB tem recursos como:

  • não mostrar se você está digitando ou gravando áudio;
  • não deixar contatos excluírem as mensagens enviadas;
  • não mostrar se você leu uma mensagem;
  • mudar as cores do app.

WhatsApp GB é seguro?

O uso dessas plataformas, no entanto, não é recomendado. A procura pelo aplicativo GB atualizado de 2021 — e outras variantes, como GBWhatsApp, o WhatsApp Plus — é uma alternativa ao WhatsApp original.

Contudo, não há garantias de proteção de dados e de privacidade, como há em aplicativos como o WhatsApp oficial.

Por que essas versões não são recomendadas?

Nenhuma dessas versões alternativas são oficiais do WhatsApp. Muitas delas nem estão disponíveis em lojas oficiais de aplicativos (Google Play e App Store).

Com isso, não é possível saber se as empresas por trás dessas plataformas realmente protegem os dados de quem as usam.

Ainda mais sem ter passado pelo filtros de segurança que as lojas de aplicativos costumam fazer, antes de liberar programas para downloads.

Para funcionar, esses sistemas passam a ter acesso à sua lista de contatos de amigos e família, sem dar qualquer garantia de privacidade, como a criptografia, por exemplo.

As companhias (ou usuários) responsáveis pelo desenvolvimento dos apps "clones" usaram o código-fonte do WhatsApp sem autorização.

Os especialistas em segurança sempre recomendam o uso de aplicativos oficiais baixados diretamente de lojas como Google Play (para dispositivos Android) e AppStore (dispositivos da Apple) para que não existam grandes riscos.

Você pode ser banido do WhatsApp oficial

Se você utiliza uma dessas versões genéricas do WhatsApp, como o WhatsApp Plus e/ou WhatsApp GB, cuidado, pois a sua conta pode ser suspensa.

Esses aplicativos costumam oferecer alguns recursos extras para os internautas, mas agora estão na mira do aplicativo oficial.

Em julho, o WhatsApp chegou a enviar mensagens para banir temporariamente quem estivesse utilizando uma versão não compatível do aplicativo. Ou seja, apps ou sites genéricos.

Se o usuário não mudasse para a versão oficial, após esse bloqueio temporário, poderia perder a conta permanentemente, segundo a empresa.

Ainda de acordo com o comunicado, a medida foi tomada porque os aplicativos não oficiais foram desenvolvidos por outras companhias e violam os termos de serviço da empresa.

"O WhatsApp não é compatível com esses apps, porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles", completa.

Como mudar para o aplicativo oficial do WhatsApp?

Antes de fazer a troca para o app oficial do WhatsApp, será necessário fazer backup do seu histórico de conversas nos aplicativos genéricos. Se você utiliza um app diferente do WhatsApp Plus ou GB WhatsApp, a recomendação é salvar seu histórico de conversas, antes de baixar o app oficial do WhatsApp.

Confira abaixo o passo a passo para baixar e transferir seu histórico de conversas:

No GB WhatsApp:

  • Caso tenha sido banido do WhatsApp oficial, espere o banimento temporário acabar. O cronômetro mostrará o tempo de espera necessário.
  • No GB WhatsApp, toque em Mais opções > Conversas > Backup de conversas.
  • No seu celular, toque em Configurações > Armazenamento > Arquivos.
  • Encontre a pasta do GB WhatsApp, pressione e segure para selecioná-la.
  • No canto superior direito, toque em Mais > Renomear e renomeie a pasta para "WhatsApp".
  • Em seguida, baixe o app oficial do WhatsApp.
  • No WhatsApp, verifique seu número de telefone. Saiba como fazer a verificação neste artigo.
  • Na tela mostrando o backup encontrado, toque em Restaurar > Próximo.
  • O WhatsApp carregará as conversas existentes.

No WhatsApp Plus:

Se seu histórico de conversas foi salvo anteriormente, ele será transferido automaticamente para o app oficial do WhatsApp. A partir daí, basta baixar o app oficial do WhatsApp e verificar seu número de telefone.