saúde

H3N2: Pernambuco confirma primeira morte do ano pela Influenza A

Morte por gripe H3N2 foi confirmada pelo secretário de Saúde André Longo durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (20)

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 20/12/2021 às 19:00 | Atualizado em 16/10/2023 às 15:59
Notícia
X

Pernambuco confirmou a primeira morte do ano pelo vírus influenza A H3N2. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (20).

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, Pernambuco registrou 43 casos positivos para a influenza H3N2, em que 42 foram confirmados laboratorialmente e um por critério clínico epidemiológico.

O vírus tem causado surtos de gripe também em outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Do total de casos da H3N2, oito são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O paciente que faleceu nesta segunda, era um homem de 46 anos.

Segundo Longo, o vírus já está em circulação comunitária no Estado. "Podemos afirmar que já há circulação comunitária da Influenza em Pernambuco", falou durante a entrevista coletiva. Saiba mais aqui.

 

Vacinação contra gripe H3N2

Ainda na entrevista, o secretário lamentou Pernambuco não ter alcançado a meta de vacinação contra a Influenza na campanha de imunização deste ano.

"É preciso reforçar a vacinação contra a Influenza. Na campanha deste ano, reforçamos que os grupos vulneráveis deveriam tomar a vacina primeiro e depois população em geral" relatou.

VEJA TAMBÉM: Primeira vítima fatal da H3N2 morreu dez dias após primeiros sintomas em PE

"Enviamos aos municípios 3,8 milhões de doses e 2,7 milhões foram utilizadas. Não batemos a meta de vacinação para a Influenza".

É importante que, ainda havendo vacina nos municípios, que possa se aplicar, especialmente nesse grupo prioritário", destacou o secretário.

Tags

Autor