saúde

Flurona: O que é condição que tem se espalhado pelo Brasil? Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo registram casos

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, 110 casos foram registrados no estado

Agência Brasil Bruna Oliveira
Agência Brasil
Bruna Oliveira
Publicado em 04/01/2022 às 21:50
Notícia
Pixabay
Acetilcisteína é bastante utilizada no tratamento de tosses por tornar a secreção pulmonar mais fluída e fácil de ser eliminada - FOTO: Pixabay

Casos de flurona têm se espalhado pelo Brasil e já foram registrados em três estados: Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. Neste último, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 110 casos foram registrados em 2021. Mas, afinal, o que é flurona?

A chamada flurona é a dupla contaminação que ocorre quando dois testes - para gripe e covid-19 - dão positivo. O termo foi criado a partir da palavra "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus).

O virologista e professor da Universidade de Brasília, Bergmann Ribeiro, explica que a Flurona não é uma doença específica, e a coinfecção com dois vírus não é rara na medicina.

>> H3N2: Governo anuncia epidemia de gripe em Pernambuco

>> Gripe H3N2: Onde tem tratamento para a Influenza H3N2 online e de graça?

Ele acrescenta que os sintomas da covid e da gripe influenza são semelhantes, e só mesmo um exame de laboratório pode confirmar casos de Flurona.

Já os sintomas de uma dupla infecção não são necessariamente mais graves, e podem até ser leves, mas isso depende da imunidade de cada pessoa.

O virologista aponta os cuidados que se deve ter para evitar o duplo contágio, como o uso de máscaras e distanciamento social.

Contágio de flurona subiu com festas de fim de ano

Bergamnn Ribeiro relata que, com as festas de fim de ano e a não obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes externos, o contágio subiu naturalmente.

Ele informa que a redução do número de vacinados contra a gripe também é uma das causas para o registro de casos de Flurona no Brasil.

O primeiro caso de Flurona neste ano foi detectado em Israel, em uma mulher grávida não vacinada, de acordo com o Ministério da Saúde daquele país.

Ela recebeu alta em 30 de dezembro, depois de tratada com sintomas leves. Os primeiros casos de Flurona já tinham sido detectados nos Estados Unidos em 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19.

Comentários