GRIPE H3N2

GRIPE H3N2: Confira quantos casos e óbitos Pernambuco já confirmou da doença

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou um novo boletim na última segunda-feira (28) sobre o número de casos da gripe H3N2

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 29/12/2021 às 0:00 | Atualizado em 16/03/2023 às 19:28
Notícia
Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru
O Governo Federal incluiu gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidade, no grupo prioritário de imunização contra a covid-19 - FOTO: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru

Você também está gripado? Se você não foi infectado, possivelmente conhece alguém que está com sintomas gripais como tosse, febre e dores no corpo. Um amigo de trabalho, um parente ou um vizinho. 

Os casos de H3N2 a cada dia aumentam em Pernambuco o que vem elevando o número de pessoas em emergências e a procura de medicamentos contra gripe nas farmácias do Estado. 

Quantos casos de H3N2 Pernambuco confirmou?

De acordo com um boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta segunda-feira (28), Pernambuco registrou novos 1.370 amostras laboratoriais positivas, sendo 1.361 para o subtipo A (H3N2) e 9 A não subtipadas.

Com isso, totalizam 1.592 casos da doença no Estado, desde o início deste ano, sendo 1.578 do subtipo H3N2 (1.577 por critério laboratorial e 1 por clínico-epidemiológico) e 14 casos não subtipados.

VEJA TAMBÉM: Saiba como tratar a nova gripe H3N2

As análises estão sendo realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE). Do total de casos registrados até agora, 118 (7,5%) apresentaram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Quantos óbitos de H3N2 Pernambuco confirmou?

Ainda conforme a SES-PE, mais dois óbitos foram registrados pela H3N2. Entre as mortes está um bebê do sexo feminino de 1 ano e cinco meses, diagnosticado com distúrbio do coagulação, residente de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. 

O segundo óbito foi de um idoso de 68 anos que sofria de portador de doença vascular crônica e era residente do Recife. 

Com as novas confirmações, Pernambuco tem cinco mortes pela doença. 

Recomendações para combater transmissão de H3N2

A recomendação é o isolamento de contatos próximos para evitar contaminações e o uso da plataforma Atende em Casa para buscar orientações de como proceder.

O acesso ao sistema, uma parceria do Governo de Pernambuco com a Prefeitura do Recife, pode ser por aplicativo disponível em celular Android ou pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br.

Após digitar informações básicas, o sistema conduzirá a ocorrência de acordo com a gravidade de cada caso.

Comentários