Coronavírus

Quais são alguns dos sintomas mais comuns da variante Ômicron da COVID-19? Entenda

Foi detectados em pacientes sintomas diferentes dos demais tipos de Covid-19.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 18/01/2022 às 13:36 | Atualizado em 20/01/2022 às 12:52
Notícia
NIKLAS HALLE'N / AFP
INGLATERRA Após estabilização das mortes, país encerrou maioria das restrições para evitar a covid-19 - FOTO: NIKLAS HALLE'N / AFP

Desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, o sintomas da Covid-19 vem se modificando. Isso ocorre devido o surgimento de novas variantes da doença. Dentre as cinco já descobertas, existe a Ômicron. 

Surgida em novembro de 2021 na África do Sul, os pacientes apresentam sintomas diferentes dos demais tipos de Covid-19, de acordo com Angelique Coetzee, presidente da Associação Médica da África do Sul

Quais os sintomas de Ômicron?

Pacientes que testaram positivo para a variante Ômicron relataram cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e  dor de garganta. Diferentes dos sintomas de outras variantes, eles não relataram perda de olfato ou paladar.

A maioria tinha quadros leves e foi tratada em casa. Quase metade destes pacientes com sintomas da ômicron não foram vacinados, de acordo com Angelique Coetzee.

Altamente transmissível? 

Segundo a OMS, já se sabe que a Ômicron é uma variante altamente transmissível e com grande número de mutação.

As vacinas funcionam contra Ômicron?

Estudos iniciais sugerem que apenas duas doses da vacina não são suficientes para deter a variante Ômicron. Porém, uma dose de reforço oferece bons níveis de proteção. 

Estes dados são de estudos preliminares. Pesquisadores ressaltam que é necessário análises mais aprofundadas para comprovar de forma mais específica a eficácia dos imunizantes.  

Comentários