violência

Lázaro de Pernambuco pode ter perseguido outra mulher antes de fugir da polícia

Edson Cândido está sendo chamado de 'Lázaro de Pernambuco', em alusão ao suspeito de homicídios do Distrito Federal, que mobilizou a polícia por 20 dias em junho de 2021

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 05/02/2022 às 13:57 | Atualizado em 05/02/2022 às 17:23
Notícia
Reprodução/ TV Jornal
Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos, foi preso depois de oito dias de buscas; ele se entregou na casa de parentes em Vitória de Santo Antão - FOTO: Reprodução/ TV Jornal

Há seis dias sendo procurado pela polícia após ser apontado como suspeito de estuprar e matar duas mulheres em Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos, está sendo chamado de "Lázaro de Pernambuco", em alusão ao suspeito de homicídios do Distrito Federal, que mobilizou a polícia por 20 dias em junho de 2021.

Além dos crimes já apontados, Edson é suspeito de outro fato. Isso porque a polícia investiga se é ele quem aparece em um vídeo de câmeras de segurança perseguindo uma mulher na madrugada de segunda (31). A empregada doméstica Marinalva Santos conseguiu fugir e registrou queixa na delegacia. As informações foram divulgadas no programa Por Aqui, da TV Jornal.

Estes não seriam os primeiros crimes do "Lázaro de Pernambuco". Segundo a mãe do suspeito, Edson tem passagem no sistema penetenciário por um estupro cometido em Pombos, também na Zona da Mata. O crime aconteceu em setembro de 2013. "Topede", como Edson é conhecido, estava em liberdade condicional desde 26 de outubro de 2021. Ou seja, há pouco mais de três meses.

População assustada

Com o "Lázaro Pernambucano" à solta, moradores da cidade estão com medo e, por isso, têm ido às ruas de Glória do Goitá com facas e facões nas mãos. Além disso, muitas pessoas têm evitado andar sozinho nas ruas, principalmente mulheres, e algumas famílias abandonaram suas casas com medo de uma possível invasão por parte do suspeito.

Um grupo de homens tem entrado no meio das plantações à procura dele. Há quem afirme que ele foi visto nas proximidades da casa da família.

Veja imagens das buscas

.

WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Caçada a 'Lázaro Pernambucano' começou na segunda-feira (31) - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELIGTON LIMA/JC IMAGEM
Caçada a 'Lázaro Pernambucano' começou na segunda-feira (31) - WELIGTON LIMA/JC IMAGEM
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Caçada a 'Lázaro Pernambucano' começou na segunda-feira (31) - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Caçada a 'Lázaro Pernambucano' começou na segunda-feira (31) - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

Foragido

Edson foi visto pela última vez nessa quinta-feira (3), próximo a residência da mãe, sem camisa e com olhos vermelhos. De acordo com um morador, o homem estaria perto de uma bomba d'água. Outras pessoas da comunidade Sítio Canavieira, Zona Rural de Glória do Goitá, também já viram o acusado, mas correm por medo do suspeito.

Edson está sendo procurado desde a manhã da segunda-feira (31) depois que familiares de Jailma Muniz da Silva encontraram o corpo da jovem de 19 anos no meio de uma mata. Jailma era moradora do Sítio Cueiras, na zona rural de Glória do Goitá, e foi estuprada e assassinada quando estava levando o café da manhã para a mãe e o irmão que trabalhavam na roça.

Leia mais: Veja imagens reais da caçada a Lázaro Barbosa; policiais nas matas e córregos, armas, viaturas e até selfie

Na terça-feira (1º), o corpo de Kauany Mayara Marques da Silva, 18, foi encontrado em estado de decomposição, dentro de um bueiro, também em Glória do Goitá. Kauany, que já havia mantido um relacionamento com Edson, estava desaparecida desde o sábado (29).

 

As vítimas 

Edson Cândido Ribeiro é suspeito de estuprar e matar Kauany Maiara Marques da Silva, de 18 anos. A jovem estava desaparecida desde o último sábado (29) e teve corpo encontrado em uma manilha dentro do canal que corta a comunidade de Capuchinho, em Glória de Goitá, na Mata Norte de Pernambuco, na terça-feira (1°).

Reprodução: TV Jornal.
Kauanny foi encontrada morta na cidade de Glória do Goitá. - Reprodução: TV Jornal.

Além de Kauany, o homem é suspeito de ter estuprado e assassinado Jailma Muniz da Silva, de 19 anos, em 31 de janeiro.

Reprodução / TV Jornal
Ela teria sido morta enquanto estava indo levar comida para mãe. - Reprodução / TV Jornal

Comentários