
O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) está fornecendo um Auxílio-Inclusão equivalente a meio salário mínimo: R$ 606. Antes de continuar lendo, você sabia que as regras para aposentadoria do INSS já estão valendo? Assista ao vídeo no fim da matéria e confira.
O valor pode ser solicitado por pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estão trabalhando com carteira assinada.
A medida também é válida para quem estava recebendo o BPC nos últimos cinco anos.
Ou seja, o Auxílio-Inclusão é direcionado para PCDs que recebiam o BPC e conseguiram ingressar no mercado de trabalho.
Com o Auxílio-Inclusão, o empregador conseguirá cumprir a Lei de Cotas, o que permite uma maior integração social no ambiente de trabalho envolvendo pessoas com e sem deficiência.
Quem pode receber o Auxílio de R$ 606?
O pagamento não pode ser feito de forma conjunta com a prestação continuada, benefícios previdenciários pagos por qualquer regime de previdência social ou seguro-desemprego.
Para receber o benefício no valor de R$ 606, é preciso:
- Exercer atividade de trabalho formal de carteira assinada;
- Comprovar deficiência moderada ou grave por laudo médico;
- Não estar com o nome sujo (CPF com restrição de crédito);
- Possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos (no cálculo da renda não será considerado o valor do BPC);
- Estar inscrito no RGPS (Regime Geral de Previdência Social);
- Exercer atividade remunerada com a previdência municipal/estadual;
- Ter cadastro no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal).
O Governo Federal também avalia a proposta do Auxílio Permanente de R$ 1.200 para mães solteiras.
Como solicitar o Auxílio de R$ 606?
A solicitação do benefício pode ser feita através dos canais digitais do INSS ou por meio da central de atendimento 135, de segunda a sábado, das 07h às 22h.
Vale ressaltar que a solicitação do auxílio pode cancelar o recebimento do BPC.

Para solicitar o benefício através da plataforma digital, é preciso seguir o passo a passo:
- Faça login ou se cadastre no Gov.BR;
- Selecione “Novo Pedido”;
- Clique em “Auxílio-Inclusão”;
- Confira suas informações;
- Informe os dados solicitados;
- Por fim, envie a solicitação.
Você poderá acompanhar o pedido através do aplicativo Meu INSS, acessando a opção “Consultar pedidos”.
Para dar retorno à sua solicitação, o INSS terá um prazo de 30 dias úteis.
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