Falecimento

PAULINHA ABELHA: o que aconteceu com a cantora de Calcinha Preta? Paulinha Abelha morreu na noite de hoje (23)

Morte foi confirmada pela equipe médica na noite desta quarta-feira (23)

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 23/02/2022 às 21:06 | Atualizado em 23/02/2022 às 21:08
Notícia
Reprodução/Instagram
Paulinha Abelha, do Calcinha Preta, faleceu aos 43 anos. Receituário médico aponta uso de 17 substâncias - FOTO: Reprodução/Instagram

Paulinha Abelha, vocalista do grupo Calcinha Preta, faleceu na noite desta quarta-feira (23). Ela estava internada em coma grave desde o último dia 17 de fevereiro.

A cantora da banda de forró eletrônico estava internada no Hospital Primavera, em Aracaju, Sergipe, por complicações relacionadas a uma lesão renal, que levou a um quadro grave de saúde.

O que aconteceu com Paulinha Abelha?

Às 20h desta quarta-feira (23), a equipe médica de Paulinha Abelha havia divulgado uma nota comunicando o falecimento da cantora. Na nota, os médicos confirmam que a cantora morreu "em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico" às 19h26 de hoje.

A cantora estava internada desde o dia 11 de fevereiro. A investigação inicial apontava para um quadro de lesão renal, que causou a disfunção dos rins.

No entanto, o estado de saúde de Paulinha Abelha evoluiu para uma insuficiência orgânica, hepática e neurológica. Paulinha entrou em coma quando a condição afetou o cérebro.

A equipe médica informou na nota de falecimento que Paulinha Abelha havia apresentado um agravamento das lesões neurológicas. Por conta disso, os médicos diagnosticaram morte encefálica.

O que é morte encefálica?

A morte encefálica, também conhecida como morte cerebral, acontece quando o cérebro para de realizar suas funções por completo de forma irreversível.

A situação acontece quando o sangue bombeado pelo coração não consegue chegar ao cérebro, seja por ferimento ou lesão grave.

Em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (22), a equipe médica havia descartado até o momento a possibilidade de morte encefálica.

Veja nota de falecimento na íntegra

O Hospital Primavera comunica, com pesar, que a cantora, Paula de Menezes Nascimento Leca Viana, Paulinha Abelha, faleceu hoje às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico.

Nas últimas 24 horas apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo.

Foi então iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementar específicos.

Ela estava internada no Hospital Primavera desde o dia 17 de fevereiro, sob os cuidados das equipes médicas de terapia intensiva, neurologia e infectologia.

Comentários