Guerra no Leste Europeu

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Mortes entre civis e miliares já foram registradas, grandes explosões aconteceram no País e população tenta fugir

Cidadãos ucranianos congestionam as ruas na tentativa de escapar do conflito

Gabriel dos Santos Vitória Floro
Gabriel dos Santos
Vitória Floro
Publicado em 24/02/2022 às 8:30 | Atualizado em 24/02/2022 às 15:34
REPRODUCAO
Suposta explosão na Ucrânia - FOTO: REPRODUCAO

A Rússia invadiu a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), o conflito teve início depois de uma série de tensões entre os dois países. Após alertas do governo dos Estados Unidos, as autoridades ucranianas afirmaram que o ataque já deixou pelo menos oito cidadãos ucranianos mortos. Acompanhe o resumo do que está acontecendo:

Mortos

De acordo com o governo da Ucrânia, oito civis foram mortos enquanto nove ficaram feridos durante os primeiros bombardeios russos. Segundo a Reuters, uma criança estaria confirmada entre os mortos. Veja as primeiras imagens do ataque da Rússia a Ucrânia no vídeo a seguir: 

No entanto, o país de Putin nega as fatalidades e alega que os ataques são apenas contra alvos militares e, portanto, não devem acontecer contra a população. 

Em pronunciamento, o governo ucraniano também afirmou que 50 soldados russos já foram abatidos.

Onde a guerra está acontecendo?

Pelo menos 10 regiões da Ucrânia estão sendo invadidas por tropas russas, incluindo a capital Kiev. Existem relatos de explosões registradas em diversas cidades do país. 

 

Por volta das 7h15, horário de Brasília, de acordo com agências de notícias internacionais, um incêndio foi reportado no aeroporto da cidade de Mariupol, próximo de Kiev. A Ucrânia responsabilizou a Rússia pelo ataque.

População ucraniana tenta fugir para outros países

Momentos depois da invasão, grande parte da população ucraniana decidiu deixar o país.

Relatos de agências de notícias internacionais, confirmaram congestionamentos na principal rodovia que liga a cidade de Kiev a países como Polônia e Romênia.

O governo norte-americano alertou que cerca de cinco milhões de ucranianos deverão se exilar em países da Europa devido a guerra.

Parte dos moradores do país que ainda não conseguem fugir, tentam se proteger dos ataques russos enquanto se refugiam nos subsolos do metrô. Veja imagens:

Entenda o conflito