De acordo com a Caixa Econômica Federal, aproximadamente R$ 23,5 bilhões ainda estão disponíveis para o saque do abono salarial PIS/Pasep.
Os valores têm origem de arrecadações feitas pelo Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Serviço Público (Pasep).
Dinheiro esquecido do PIS/Pasep
O dinheiro ‘esquecido’ a ser resgatado é referente às cotas do PIS/Pasep.
Se o empregador fez as contribuições previstas em lei e ainda não sacou as cotas, é possível que exista valores a receber provenientes das contribuições.
Quem pode receber o dinheiro esquecido do PIS/Pasep?
Os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada podem ter direito a receber valores esquecidos do PIS/Pasep e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Poderá receber o "dinheiro esquecido" do PIS quem trabalhou com carteira assinada entre os anos de 1970 e 1988.
Caso o titular já tenha falecido, os herdeiros poderão ter acesso ao valor.
Como consultar o dinheiro esquecido do PIS/Pasep?
No ano de 2019, o Governo Federal extinguiu o Fundo PIS/Pasep e transferiu seus recursos para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Portanto, a consulta pode ser feita através do site ou aplicativo Meu FGTS.
No caso de correntistas da Caixa, a verificação do saldo também pode ser feita via Internet Banking.
Como receber o dinheiro esquecido do PIS/Pasep?
O titular pode utilizar o aplicativo do FGTS para transferir os recursos para uma conta corrente de seu interesse.
O saque está disponível até R$ 3 mil nas casas lotéricas, terminais de autoatendimento Caixa ou nos demais correspondentes do banco.
Valores acima dessa quantia só podem ser retirados diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal.
Quais são os documentos necessário para receber o dinheiro esquecido do PIS/Pasep?
- CPF;
- Número do NIS/PIS/PASEP;
- Data de Nascimento.
Para retirar o dinheiro do titular falecido, os herdeiros irão precisar de:
- Certidão ou declaração de dependente com direito a pensão junto ao INSS;
- Atestado fornecido pela entidade (em caso de servidor público);
- Alvará judicial determinando o sucessor ou representante legal;
- Formal de partilha ou escritura pública de inventário e partilha;
- Saque por procuração;
- Procuração legalmente instituída que dê poderes para realizar o saque;
- Documento de identificação do procurador;
- Documentação comprobatória da impossibilidade do titular pelas razões instituídas em lei.
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