Como se cadastrar no Auxílio Brasil pela internet? Veja como se cadastrar para receber o Auxílio Brasil 2022

Muitos brasileiros se perguntam como se cadastrar no Auxílio Brasil pela internet; veja se é possível realizar o cadastro online
Maria Clara Batista
Publicado em 05/04/2022 às 10:43
Muitos brasileiros se perguntam como se cadastrar no Auxílio Brasil pela internet; veja se é possível realizar o cadastro online Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O calendário do Auxílio Brasil retorna no dia 14 de abril. Muitos brasileiros tem dúvidas sobre como fazer o cadastro para receber o benefício.

Confira abaixo como se cadastrar no Auxílio Brasil.

O Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, é pago aos beneficiários junto ao Vale Gás.

Veja quem pode receber os benefícios:

Quem tem direito ao Auxílio Brasil?

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, tem direito ao Auxílio Brasil, bem como ao Vale-Gás:

  • Famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;
  • Famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico.

Famílias em situação de pobreza são as que vivem com renda familiar de R$ 100,01 a R$ 200 por pessoa.

Já as famílias em situação de extrema pobreza são aquelas com renda familiar por pessoa de zero a R$ 100.

Como se cadastrar no Auxílio Brasil pela internet?

Primeiramente, vale ressaltar que não existe cadastro específico para o Programa Auxílio Brasil.

Assim, não é possível se cadastrar pela internet para receber o Auxílio Brasil.

Isso porque, para receber o Auxílio Brasil, só é preciso que o cidadão ou a cidadã tenha cadastro no CadÚnico.

De acordo com o Governo Federal, o cadastramento no CadÚnico não é feito pela internet.

Ou seja, é preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever.

Como se cadastrar no CadÚnico

O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.

Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita.

Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais.

Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

Quais documentos precisa para fazer o Auxílio Brasil? Quais documentos precisa para se cadastrar no CadÚnico?

Segundo o Ministério da Cidadania, para se cadastrar no CadÚnico e passar a receber o Auxílio Brasil, são obrigatórios os seguintes documentos:

Para o responsável pela família - RF:
a) CPF ou Título de Eleitor;

Para os demais membros da família:
b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Cadastramento de pessoas sem documento

Se alguém da família ou se todos os integrantes não tiverem documentos, o entrevistador do Cadastro Único deve fazer a entrevista mesmo assim, orientar e encaminhar a família ou a pessoa para tirar os documentos.

Se a pessoa nunca foi registrada, a primeira via da certidão de nascimento é de graça. O cadastramento é um direito da família de baixa renda.

 

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Enquanto o Responsável Familiar (RF) não apresentar um dos documentos obrigatórios ao entrevistador e um documento para cada membro da família, o cadastro ficará incompleto e a família não poderá participar de programas sociais.

>>> VEJA O CALENDÁRIO DO AUXÍLIO BRASIL

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