Saúde

Conheça 5 alimentos do dia a dia que podem causar câncer

Saiba quais alimentos são associados por especialistas ao desenvolvimento de câncer e outras doenças

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 07/07/2022 às 19:46
Notícia
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
A ingestão precoce de álcool é a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos de idade em todas as regiões do mundo - FOTO: Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Não é mistério que a alimentação possui uma influência bastante expressiva na nossa saúdeBons hábitos alimentares ajudam não somente a prevenir uma série de doenças mas também trazem bem estar.

Por outro lado, uma má alimentação pode trazer diversos prejuízos. Quando se fala em câncer, apesar de não ser a associação mais óbvia — como é o caso do tabagismo e o câncer de pulmão —, a escolha errada de comidas e bebidas pode levar ao surgimento da doença.

Apesar disso, a má alimentação é apenas um fator de risco e não quer dizer, necessariamente, que o surgimento da doença é uma certeza.

Contudo, é importante estar alerta para alguns hábitos na alimentação que são fatores de risco expressivos para o desenvolvimento de um câncer. Confira, nesta matéria, cinco alimentos com potencial de danos ao organismo.

Refrigerantes

Inimigo declarado dos diabéticos, os refrigerantes, além de possuírem bastante açúcar na composição, contam com a presença de uma substância chamada de 4-MI (4-metil-imidazol).

A substância é considerada cancerígena pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS). A recomendação é evitar ao máximo os refrigerantes.

Carne vermelha

Embora sejam parte fundamental da dieta brasileira, diversas pesquisas indicam uma relação entre o consumo de carne processada e o desenvolvimento de câncer.

Não significa, entretanto, que você deva eliminar a carne vermelha da dieta, mas é preciso controlar o consumo. A recomendação dos especialistas é de que seja consumido no máximo 500 gramas por semana.

Bebidas alcoólicas

Além de causar alcoolismo quando ingerido a longo prazo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas é um fator de risco para doenças hepáticas e inflamatórias.

Uma associação pouco comum, mas bastante preocupante, é entre o consumo de álcool e o desenvolvimento do câncer. Isso porque as inflamações tornam o organismo mais propenso ao surgimento de tumores.

Adoçantes sintéticos

Embora seja um aliado para quem deseja evitar o consumo de açúcar, os adoçantes do tipo aspartame devem ser evitados.

Segundo o Comitê Científico de Alimentação e Saúde das Nações Unidas, o consumo desse tipo de adoçante não deve passar de 40mg por quilo de peso corporal. A saída é adotar os adoçantes naturais, como stevia ou xilitol, na dieta.

.

Chimarrão

Preparação típica de erva-mate no Sul do Brasil, o chimarrão é associado ao desenvolvimento de câncer. Mas calma, a associação com a doença não é, necessariamente, pela erva, mas pelo tipo de secagem industrial, através da defumação.

Além disso, o tabagismo também é bastante associado ao consumo de chimarrão, embora não seja regra A recomendação é de que hipertensos e pessoas com doenças no trato gastrointestinal evitem a bebida.

* Com informações do Metrópoles

Comentários