Saúde

Cochilar com frequência pode estar associado à hipertensão, segundo estudo

Costuma cochilar frequentemente? Hábito pode estar associado à pressão alta e até mesmo ao risco de acidente vascular cerebral de acordo com pesquisa

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 03/08/2022 às 9:42
Notícia
Unsplash
Cochilos frequentes podem sinalizar problemas de saúde, sugere pesquisa - FOTO: Unsplash

O hábito de cochilar é, de modo geral, um momento inofensivo de descanso. No entanto, uma pesquisa conduzida por pesquisadores chineses revelou que o costume de cochilar com frequência pode ser considerado um fator de risco para a pressão alta e até mesmo um acidente vascular cerebral (AVC).

O estudo, publicado no último dia 25 de julho no periódico Hypertension, analisou dados anônimos de 360 mil britânicos que nunca tiveram hipertensão ou derrame antes do início da pesquisa.

Os pesquisadores observaram e dividiram os participantes com base na frequência de cochilos que relatavam em consultas médicas ao longo de 11 anos, sendo "nunca/raramente", "às vezes" ou "geralmente".

Uma das primeiras conclusões do estudo é de que a maioria das pessoas que tinham o hábito de cochilar eram homens com escolaridade e renda mais baixas, tabagistas, que têm insônia e consomem álcool diariamente.

Ao compararem as pessoas que alegaram não tirar sonecas com as que têm o costume, estas últimas apresentaram uma chance 12% maior de desenvolver hipertensão e 24% maior de ter um AVC.

Quando o grupo analisado possuía menos de 60 anos, os que cochilavam com frequência tinham uma probabilidade 20% maior de desenvolver pressão alta.

Risco pode estar associado à genética

FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Prevenção e cuidados são a chave para uma longevidade com qualidade de vida - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

O estudo também é um dos primeiros que, além de fazer uma análise observacional dos participantes por um período extenso, também utilizou um método que envolve variação genética.

Por essa razão, também foi possível associar a frequência alta de cochilos com uma propensão genética para o risco de hipertensão arterial.

.

Em comunicado, o especialista em sono e professor da Universidade do Arizona, Michael A. Grandner, explicou que esses resultados não significam necessariamente que os cochilos sejam ruins para a saúde.

"Embora tirar uma soneca em si não seja prejudicial, muitas pessoas que tiram sonecas podem fazê-lo por causa do sono ruim à noite", disse.

Não se sabe ainda qual é o mecanismo do corpo humano que implica nesse efeito do cochilo na regulação da pressão arterial ou no risco de AVC. Contudo, o próximo passo da pesquisa é examinar mais profundamente a associação entre o sono e a saúde do coração.

* Com informações da Revista Galileu

Comentários