Hemorragia subconjuntival

Derrame ocular: entenda a condição e saiba como tratar

A hemorragia subconjuntival, conhecida também como derrame nos olhos, pode atingir de maneira mais frequente pessoas com diabetes ou pressão alta

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 22/08/2022 às 19:06
Notícia
Freepik
Condição causa manchas vermelhas na região branca dos olhos e costuma sumir espontaneamente (imagem ilustrativa) - FOTO: Freepik

Conhecido pelo nome popular derrame ocular ou derrame nos olhos, a hemorragia subconjuntival é um problema oftalmológico que causa bastante preocupação por conta da sua aparência.

Caracterizada por manchas vermelhas no globo ocular, a condição, em grande parte dos casos, não traz riscos e seu tratamento é simples.

O que causa o derrame ocular?

A hemorragia subconjuntival ocorre quando alguns dos vasos sanguíneos presente na conjuntiva, a membrana transparente que recobre a região branca dos olhos, se rompem.

Embora uma parte considerável dos casos atinja pessoas com diabetes ou pressão alta, o derrame ocular também pode ser causado por microtraumas nos olhos ou mesmo esforços repetitivos, como vomitar frequentemente ou tossir de forma repetitiva.

São veias muito finais, que se rompem diante desses esforços.

Isso porque essas ações podem aumentar a pressão venosa e ocasionar rompimentos nos vasos sanguíneos do olho, que são pequenos.

"São veias muito finais, que se rompem diante desses esforços. Algumas mães, quando estão amamentando, também atingem os olhos dos bebês e ficam preocupadas, porque a aparência pode ser assustadora", pontua o oftalmologista Thiago Correia, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope).

Como é o tratamento do derrame ocular?

A região afetada pelo derrame nos olhos possui muitos vasos sanguíneos e a aparência chega a preocupar, mas não há motivo para pânico. "Nada mais é do que sangue acumulado e some de duas a três semanas", explica.

A recomendação principal é procurar um médico oftalmologista quando os sinais da condição forem notados. Thiago Correia ressalta também a importância de verificar a presença de algum trauma que venha a prejudicar a visão.

"Se for algum pico hipertensivo e o paciente não sabe que tem o problema, nós encaminhamos para um médico especialista", destaca.

Apesar disso, a hemorragia subconjuntival não ocasiona danos irreversíveis. Em geral, ela desaparece com o tempo (normalmente duas semanas), mesmo quando o volume de sangue é muito grande.

Nada mais é do que sangue acumulado e some de duas a três semanas.

Os médicos também podem prescrever colírios, e lubrificante gelado para o tratamento. "O mais indicado, no aspecto de tratamento, é que o indivíduo, ao perceber a vermelhidão no olho, coloque uma compressa fria no local para contrair os vasos", conclui o oftalmologista.

* Com informações do blog Casa Saudável, da colunista Cinthya Leite

Comentários