
Pouco conhecida entre a população geral, a síndrome de Sjögren é uma doença autoimune que afeta em especial os funcionamento das glândulas que produzem lágrimas e saliva.
Por essa razão, a doença, que também é crônica, tem como sintomas a secura na boca e nos olhos. A causa da síndrome é relacionada a alterações no sistema imunológico, que passa a causar, nas glândulas salivares e lacrimais, inflamações e mal funcionamento.
O conhecimento da ciência sobre a síndrome de Sjögren ainda não é extenso e, por isso, pouco se sabe sobre as causas da doença.
No entanto, pesquisas mostram que fatores como alterações hormonais e emocionais, bem como infecções virais, podem levar à evolução da doença em pessoas com predisposição genética.
Quais os sintomas da síndrome de Sjögren?
Como já se sabe, a síndrome de Sjögren compromete o funcionamento das glândulas salivares e lacrimais. As manifestações da doença nos olhos, no entanto, podem ser diversas, como:
- sensação de areia;
- coceira e vermelhidão;
- visão turva ou embaçada;
- sensibilidade à luz; e
- fadiga ocular.
Já na boca, os principais sintomas associados à síndrome de Sjögren são:
- ardência na língua;
- feridas nos cantos da boca;
- cáries frequentes;
- infecções causadas por fungos; e
- dificuldade de mastigar e engolir alimentos sólidos.
Síndrome de Sjögren pode se manifestar em outras partes do corpo
Além da boca e dos olhos, principais partes do corpo humano afetadas pela síndrome, a secura pode se estender para outros lugares.
Sendo assim, a pele, região vaginal e trato respiratório secos podem indicar a presença da doença. No caso do sistema respiratório, os sintomas podem incluir tosse seca e irritação, especialmente à noite.
Além disso, o cansaço intenso também pode indicar síndrome de Sjögren. Esse sinal é caracterizado principalmente pela exaustão e dificuldade na execução de atividades cotidianas.
É importante destacar que todos esses sinais devem ser investigados para diversas doenças, e não apenas a síndrome de Sjögren. Caso possua algum desses sintomas, consulte um médico.
Qual o tratamento da síndrome de Sjögren?
O tratamento para os sintomas da síndrome de Sjögren varia de acordo com as partes do corpo afetadas. Nos olhos, por exemplo, a orientação é piscá-los, evitar longos períodos em frente a telas de computador ou celular e proteger a visão ao sair na luz solar (com óculos escuros, por exemplo).
Para a boca, é importante realizar a higienização oral regularmente em casa, além do uso de saliva artificial e estimulantes para a produção de saliva, como chicletes com xilitol).
Para a pele e vagina, podem ser utilizados cremes ou gel hidratantes para uso diário. Em qualquer caso, o tratamento deve ser orientado pelo reumatologista, médico especialista para o tratamento da doença, mas com acompanhamento de outras áreas da medicina.
* Com informações da Veja Saúde
Comentários