
Caracterizada pela deficiência nos níveis de hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue, a anemia é muitas vezes causada por uma deficiência de nutrientes como ferro, zinco e outros.
Por ajudarem a transportar o oxigênio pelo corpo, as hemoglobinas, quando afetadas pela anemia, podem não conseguir realizar essa função adequadamente e provocar a falta de oxigenação em diferentes tecidos e órgãos do corpo.
É por conta disso, por exemplo, que sintomas como cansaço, dor de cabeça e tontura são tão comuns entre as pessoas que sofrem com a condição.
Quais são os sintomas de anemia?
Entre os sintomas mais frequentes relacionados à anemia estão:
- cansaço;
- tontura;
- dor de cabeça;
- falta de apetite;
- falta de ar;
- pele e mucosas pálidas; e
- dor no peito.
Além desses sintomas, algumas pessoas também sentem vontade de se alimentarem de coisas estranhas, como gelo ou terra. Crianças anêmicas também podem apresentar dificuldade em se concentrar e aprender.
Vale ressaltar, no entanto, que muitos desses sintomas são comuns a várias outras doenças, e somente um profissional de saúde pode diagnosticar a anemia.
O que leva uma pessoa a ter anemia?
Os diferentes tipos de anemia podem ser causados por deficiência de nutrientes como ferro e zinco, ou serem causados por fatores genéticos e hereditários. Este último é o caso da anemia falciforme, cujos sintomas podem envolver dores no corpo e um risco maior pare infecções.
Entre os fatores de risco para a anemia estão predisposição genética (histórico familiar), gestação, fluxo menstrual intenso, dietas restritivas que sejam pobres em nutrientes e doenças crônicas e autoimunes.
Como prevenir a anemia?
Quando causada por questões genéticas ou autoimunes, a condição não pode ser prevenida. No entanto, a anemia provocada por deficiência nutricional pode, sim, ser prevenida.
O ideal é manter uma alimentação rica em ferro, ácido fólico e vitamina B12. Esses nutrientes podem ser encontrados, por exemplo, em frutas, verduras, leite, ovos, carne, cereais e leguminosas.
Vegetarianos e veganos podem, para substituir a carne na alimentação, investir em frutas ricas em vitamina C, já que o nutriente intensifica a absorção do ferro obtido das leguminosas.
Quanto à vitamina B12, veganos precisam consumir suplementos da vitamina, já que ela só pode ser encontrada em alimentos derivados de animais. Por isso, é importante buscar orientação médica e nutricional para melhor adequar a alimentação e as necessidades do organismo.
* Com informações da Veja Saúde.
Comentários