Saúde

Cientistas descobrem tipo sanguíneo com maior risco para AVC precoce

Estudo buscou associação entre tipo sanguíneo e o risco para um derrame cerebral, ou acidente vascular cerebral (AVC)

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 05/09/2022 às 18:39 | Atualizado em 05/09/2022 às 18:39
Notícia
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Tipo sanguíneo é definido de acordo com o sistema ABO, e pode ser A, B, O ou AB - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

O tipo sanguíneo de uma pessoa pode ter relação com o maior ou menor risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) antes dos 60 anos de idade. É o que sugere uma pesquisa realizada pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

O estudo, publicado na revista científica Neurology na última quarta-feira (31), concluiu que pessoas de um grupo sanguíneo do tipo A possuem mais chances de sofrerem um derrame cerebral precocemente.

Os pesquisadores se basearam em informações de saúde de 16 mil pessoas que já sofreram alguma vez com a doença cardiovascular e de 600 mil pessoas saudáveis. Além disso, cerca de 48 estudos genéticos foram analisados na nova pesquisa.

Grupo sanguíneo do tipo A tem maior risco para AVC precoce

O estudo chegou a esta conclusão após descobrir dois locais no genoma que possuem uma associação ao maior risco de AVC. Acontece que um desses locais no DNA fica na mesma região em que estão os genes que definem o tipo sanguíneo de uma pessoa — que pode ser A, B, O ou AB.

De acordo com o estudo, pessoas do tipo sanguíneo A1 tem um risco 16% maior de sofrer um AVC antes dos 60 anos. O risco foi 11% maior entre aquelas pessoas com sangue tipo B. Já entre os participantes com tipo O1, o risco foi 12% menor.

Além de pontuar que são necessários mais estudos de acompanhamento para entender esses mecanismos relacionados ao risco de AVC, o neurologista vascular Steven Kittner, principal autor da pesquisa, explica que esse "risco adicional" do tipo A pode ser considerado pequeno.

* Com informações do Metrópoles.

Comentários