Saúde

AVC possui sintomas mais comuns entre mulheres, aponta associação médica

Revisão científica publicada na última quinta-feira (18) aponta que alguns sintomas são mais frequentes entre as mulheres. Saiba quais são

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 23/08/2022 às 19:01
Notícia
Freepik
Sintomas não focais são mais frequentes entre as mulheres, de acordo com revisão feita pela American Heart Association (AHA) - FOTO: Freepik

Com sintomas muitas vezes súbitos, o acidente vascular cerebral (AVC) é provocado por problemas na circulação sanguínea na região do cérebro.

Embora alguns sinais sejam bem conhecidos, como a paralisia do rosto e a falta de coordenação motora, uma revisão feita pela American Heart Association (AHA), organização estadunidense que busca reduzir os impactos das doenças cardiovasculares, revelou que alguns sintomas podem ser diferentes entre homens e mulheres.

Publicado na última quinta-feira (18), o documento também listou de maneira geral os sintomas associados ao AVC e listou alguns novos sinais atípicos que também podem compor o quadro.

Alguns sintomas de AVC são mais comuns entre mulheres

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que, no país, entre 2010 e 2015, o número de óbitos por AVC entre mulheres cresceu enquanto o de homens diminuiu.

Além disso, a nova revisão da associação estadunidense revela que os sintomas não focais — aqueles que não estão associados a uma região específica do cérebro — de acidente vascular cerebral são mais frequentes entre as mulheres.

Segundo a AHA, alguns desses sintomas não focais são:

  • dor de cabeça;
  • estado mental alterado; e
  • coma ou estupor, que é um estado de inconsciência profunda.

Associação indica novos sintomas relacionados ao AVC

De acordo com a associação médica, estudos recentes sugerem a presença de novos sinais associados ao acidente vascular cerebral, independentemente do gênero.

Além da disartria, que é a dificuldade de falar por conta de uma fraqueza nos músculos do rosto, a AHA notou a presença de sintomas atípicos como:

  • déficit sensorial parcial, caracterizado pela impossibilidade sentir dor ou mesmo toques;
  • vertigem, que é a perda de equilíbrio associada à sensação de estar girando; e
  • diplopia, também chamada de visão dupla.

* Com informações do Metrópoles.

Comentários