Alimentação

Lactose faz mal? Veja 5 mitos sobre a alimentação

É verdade que o leite e seus derivados na dieta fazem mal? Confira a verdade sobre 5 mitos comuns relacionados à alimentação e dietas

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 08/09/2022 às 19:02 | Atualizado em 08/09/2022 às 19:08
Notícia
Freepik
Leite e derivados podem ajudar a ganhar massa muscular por serem ricos em proteína - FOTO: Freepik

Para perder gordura corporal, muitas pessoas tomam decisões na alimentação com base em crenças populares. Um desses mitos comuns, por exemplo, é o de que o leite ou a lactose de maneira geral na dieta faz mal.

Por conta disso, é comum que pessoas que desejam emagrecer cortem os derivados do leite da dieta, ou, por outros mitos sobre a alimentação, decidam cortar os carboidratos ou apostar em dietas mirabolantes.

No entanto, normalmente esse tipo de ação pode não dar certo. Para acabar com as dúvidas, veja a verdade sobre 5 mitos comuns relacionados à alimentação.

“Leite e derivados na dieta fazem mal”

É comum ouvir esse tipo de comentário sobre os derivados de leite por conta da presença da lactose, o açúcar do leite, pois este seria um alimento "inflamatório".

Na realidade, a lactose faz mal apenas a quem é alérgico ou intolerante à substância. Inclusive, tanto o leite quanto seus derivados são ricos em proteína e podem ajudar na perda de peso.

“Carboidratos devem ser evitados à noite”

Outro mito bastante conhecido é de que os carboidratos devem ser evitados à noite, ou seja, nada de pão e macarrão no período noturno. No entanto, a verdade é que esse tipo de alimento só deve ser evitado por pessoas com diabetes ou intolerância ao glúten (doença celíaca).

Se os carboidratos são ingeridos de maneira moderada e outros hábitos saudáveis são adotados no dia a dia, não há problema em consumi-los.

“Dietas milagrosas funcionam”

Embora seja comum ouvir de algumas pessoas que alimentos inacessíveis e dietas milagrosas fazem efeito no processo de emagrecimento, esses métodos não funcionam. Além disso, alguns deles podem inclusive trazer problemas de saúde pela falta de nutrientes.

O ideal para quem quer emagrecer de maneira saudável é apostar no arroz e feijão do dia a dia, além de carne, frango, frutas, vegetais e ovos, consumidos de maneira balanceada durante o dia.

“Não se deve comer chocolate após o almoço”

Pixabay
Chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau possui ação anti-inflamatória - Pixabay

Apesar de possuir um alto teor calórico, o chocolate é um ótimo estimulante para o copo por ajudar no fluxo sanguíneo e melhorar o humor.

Os chocolates amargos são ainda melhores, já que possuem pouco açúcar e também ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares por suas propriedades anti-inflamatórias.

“Suplementos alimentares são fundamentais na dieta”

Suplementos vitamínicos, whey protein e termogênicos não são indispensáveis nas dietas, ou seja, não são necessários em todos os casos para conseguir atingir os objetivos desejados.

Os suplementos alimentares são indicados somente para quem não consegue obter todos os nutrientes necessários para o dia apenas com a alimentação.

Vale ressaltar que, para realizar mudanças na alimentação, é importante consultar um nutricionista para que uma dieta seja estabelecida de acordo com seus hábitos e necessidades.

* Com informações do Metrópoles.

Comentários