Saúde

Idosos que tiveram covid têm risco aumentado em 69% para Alzheimer, indica estudo

Pesquisa avaliou registros médicos de cerca de 6,2 milhões de idosos entre fevereiro de 2020, antes da pandemia, e maio de 2021

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 14/09/2022 às 20:15
Notícia
PIXABAY
Mal de Alzheimer é um tipo mais prevalente de síndrome demencial - FOTO: PIXABAY

Após mais de dois anos de pandemia, muitos estudos tentam entender quais são as principais consequências da covid-19 em nossa saúde, especialmente quando se fala dos grupos de risco para a doença, como pessoas com comorbidades e idosos.

Um estudo de pesquisadores da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, mostra que, entre idosos que já contraíram o novo coronavírus, o risco é 69% maior para o desenvolvimento de Alzheimer.

A pesquisa foi publicada nesta terça-feira (13) na revista científica Journal of Alzheimer's Disease, e comparou a incidência do mal de Alzheimer entre pessoas acima de 65 anos que já tiveram covid e aqueles que não.

Pesquisa avaliou dados de saúde de 6,2 milhões de idosos

Para chegar à conclusão, os estudiosos avaliaram os registros médicos de aproximadamente 6,2 milhões de idosos dos Estados Unidos entre fevereiro de 2020, antes da pandemia, e maio de 2021. Em nenhum dos registros constava um diagnóstico prévio para o Alzheimer.

Depois, eles separaram os participantes entre aqueles que não contraíram o vírus (5.834.534 idosos) e aqueles que tiveram covid (410.748 pessoas). Por fim, os pesquisadores compararam a incidência do Alzheimer entre os dois grupos.

A conclusão foi de que o risco de desenvolvimento da doença neurológica foi 69% maior entre aqueles que já se infectaram pelo coronavírus.

Como a infecção pelo SARS-CoV-2 [vírus que provoca a covid-19] foi associada a anormalidades do sistema nervoso central, incluindo inflamação, queríamos testar se, mesmo a curto prazo, a covid poderia levar a diagnósticos aumentados [da doença de Alzheimer].
Pamela Davis, autora do estudo e professora da Escola de Medicina da Universidade Case Western Reserve

Os pesquisadores notam, ainda, que o estudo é observacional e não há certeza se a covid-19 provocaria um desenvolvimento da doença de Alzheimer entre quem não a teria ou apenas acelera o seu desenvolvimento entre aqueles que tem predisposição.

* Com informações do Yahoo Notícias.

Citação

Como a infecção pelo SARS-CoV-2 [vírus que provoca a covid-19] foi associada a anormalidades do sistema nervoso central, incluindo inflamação, queríamos testar se, mesmo a curto prazo, a covid poderia levar a diag

Pamela Davis, autora do estudo e professora da Escola de Medicina da Universidade Case Western Reserve

Comentários