
Apesar de a pressão alta estar bastante associada ao surgimento ou agravamento de doenças cardiovasculares, uma pressão arterial baixa também pode trazer problemas para a saúde de modo geral.
Normalmente, a pressão baixa, também chamada de hipotensão arterial, é caracterizada pela pressão arterial em 90/60 mmHG, ou seja, 9 por 6.
Quais são os sintomas de pressão baixa?
A hipotensão arterial possui alguns sintomas bastante característicos, que variam de caso a caso. Geralmente eles são causados pela queda no fluxo de sangue para os tecidos do corpo e a falta de oxigênio nas células. Entre os sinais, estão:
- perda de força e fraqueza;
- tontura;
- visão turva ou embaçada;
- suor frio;
- taquicardia, ou seja, aumento nos batimentos cardíacos;
- desmaio ou sensação de que vai desmaiar.
O que fazer quando a pressão está baixa?
Como subir a pressão arterial é uma das principais dúvidas de quem sofre com a condição. Por mais que seja um pensamento comum, ingerir sal de cozinha não aumenta a pressão arterial imediatamente.
Na realidade, o sódio pode causar um efeito indesejado num momento em que não é necessário o aumento da pressão arterial.
Tratamento de pressão baixa
Para tratar a pressão baixa é preciso avaliar as causas e a gravidade de cada caso. Durante uma crise de pressão baixa, contudo, algumas medidas podem ajudar a lidar com a pressão baixa.
- É ideal que a pessoa se deite confortavelmente e com os pés numa posição mais elevada do que o coração e a cabeça.
- Para aumentar o fluxo de sangue, também é recomendado o consumo de bastante líquido, mas em pequenos goles.
Caso os sintomas persistam por mais de 15 minutos, busque atendimento médico de urgência.
Com informações do Portal Dráuzio Varella.
Comentários