
O omeprazol é um medicamento que atua no sistema gastrointestinal, reduzindo a produção de ácido no estômago. O remédio deve ser utilizado apenas com prescrição médica, de acordo com a doença.
Por ser facilmente encontrado em farmácias e drogarias, o nome do remédio se tornou bastante conhecido, mas talvez não o seu objetivo.
Para que serve o remédio omeprazol?
Existem dois tipos de omeprazol: o magnésico e o sódico. O primeiro pode ser encontrado sob a forma de cápsulas e comprimidos e a liberação da substância no organismo é gradual, podendo tratar:
- esofagite de refluxo;
- úlceras gástricas e duodenais;
- má digestão ou gastrite associada à acidez no estômago;
- síndrome de Zollinger-Ellison;
- eliminação da bactéria H. pylori associada à úlcera no estômago.
O medicamento pode ser prescrito para prevenir o ressurgimento de úlceras e antes de procedimentos cirúrgicos para que não haja aspiração de conteúdo do estômago durante anestesia geral.
O omeprazol sódico, por sua vez, tem uso hospitalar e administração intravenosa (aplicação diretamente na corrente sanguínea), sendo indicado para:
- esofagite de refluxo;
- úlcera péptica no estômago ou no duodeno;
- síndrome de Zollinger-Ellison.
Como tomar o omeprazol?
Comprimidos e cápsulas do omeprazol não devem ser partidos ao meio, mastigados ou amassados e devem ser administrados de 30 a 60 minutos antes de uma refeição.
Normalmente o omeprazol é tomado antes do café da manhã, mas caso seja tomado duas vezes ao dia, a segunda dose é administrada em geral antes do jantar.
A dose e a frequência, no entanto, dependem da doença tratada e devem ser receitadas por um médico especialista que acompanha o caso.
Contraindicações do omeprazol
Não devem ingerir o omeprazol pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente do medicamento, bem como gestantes, lactantes (que estejam amamentando) e crianças menores de 1 ano de idade.
Pacientes com problemas graves no fígado ou com diabetes devem ter atenção redobrada durante o uso do omeprazol.
Reações adversas do omeprazol
Entre os principais efeitos colaterais associados ao uso do omeprazol estão:
- dor de cabeça;
- dor no abdômen;
- constipação ou prisão de ventre;
- diarreia;
- gases;
- náuseas e vômito.
Outras reações adversas e indesejadas menos comuns podem ser encontradas na bula do omeprazol, juntamente a outras informações importantes sobre o medicamento.
Com informações do VivaBem, do portal UOL.
Comentários